casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Exercícios de dedo de gatilho

O dedo em gatilho, ou tenossinovite estenosante, é causado por um estreitamento da bainha que envolve o tendão no dedo afetado. Os sintomas dessa condição incluem rigidez nos dedos, estalos ou estalidos quando você move o dedo, sensibilidade ou dor na articulação afetada e o dedo afetado se prendendo ou travando em uma posição curvada. Existem várias opções de tratamento para o dedo no gatilho, incluindo repouso, imobilização, medicação e massagem. A Clínica Mayo observa que exercícios leves podem ajudar a manter a mobilidade em seu dedo. Consulte o seu prestador de cuidados de saúde antes de iniciar um novo programa de exercícios.

Massagear a articulação afectada irá facilitar o fluxo sanguíneo para a área, que irá lubrificar a articulação e prepará-lo para o movimento. Com o dedo afetado em uma posição confortável, comece a esfregar suavemente a junta e esfregue em movimentos circulares. Continue com a automassagem por dois a três minutos e siga com exercícios de amplitude de movimento.

Movimento assistido

Os exercícios de movimento assistido ajudarão a manter e até melhorar a amplitude de movimento do dedo afetado. Use a outra mão para dobrar e endireitar lentamente o dedo afetado, movendo-o pela maior amplitude de movimento possível. Dobre e estique o dedo 10 a 15 vezes.

Alongamento

Alongar o dedo é importante não apenas para os músculos, mas também para os tendões e ligamentos do dedo afetado. Manter o tecido conjuntivo o mais flexível possível é importante no tratamento do dedo em gatilho. Use a outra mão para puxar o dedo afetado além da extensão até sentir um alongamento na parte inferior do dedo. Segure o alongamento por cinco a dez segundos e estique o dedo na outra direção. Repita cada alongamento de três a cinco vezes.

Exercícios de fortalecimento

O dedo do gatilho é comum entre indivíduos que repetidamente aderem a objetos. A preensão é realizada pelos músculos flexores, o que significa que os músculos extensores podem estar fracos, causando um desequilíbrio muscular. O fortalecimento desses músculos pode ajudar no tratamento do dedo em gatilho. Mantendo os dedos retos, dobre os nós dos dedos para que sua mão faça um ângulo de 90 graus. Pressione o polegar próximo aos dedos e enrole um elástico grosso ao redor dos dedos e do polegar. Trabalhando contra a resistência do elástico, abra a mão estendendo os dedos o máximo possível. Lentamente, retorne à posição inicial. Repita o exercício 10 a 15 vezes.