casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Exercícios para pessoas com bloqueios de coração

O exercício com uma doença cardíaca, como um bloqueio cardíaco, apresenta problemas, mas você não deve evitá-lo completamente. O exercício regular ajuda na perda de peso, reduz os níveis de colesterol, melhora a circulação e alivia os níveis de estresse, de acordo com o Centro Médico da Ohio State University. Procure uma consulta médica antes de iniciar qualquer tipo de programa de exercícios após um diagnóstico de bloqueio cardíaco. Exercício e freqüência cardíaca O exercício aumenta as necessidades de energia e oxigênio de seus músculos. Esta necessidade aumentada faz com que os vasos sanguíneos nos músculos ativos se dilatem, explica David Nieman no seu livro “Exercise Testing & Prescrição ”. Ele prossegue explicando que à medida que os vasos se dilatam, seu coração precisa bombear mais rápido e com mais força para manter a pressão sangüínea por todo o corpo. À medida que a intensidade do exercício aumenta, seu batimento cardíaco precisa aumentar para acompanhar a demanda dos músculos.

Bloqueio do coração

O bloqueio cardíaco faz com que o coração bata irregularmente ou mais devagar que o normal. Esta condição pode até fazer com que o coração pare por até 20 segundos devido a um mau funcionamento dos sinais elétricos que fazem seu coração bater, de acordo com os Resumos do Conhecimento Clínico, ou CKS, fornecidos pelo Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra. Um bloqueio cardíaco limita a capacidade do seu coração de bombear sangue por todo o corpo de forma eficiente. A CKS afirma que, quando o coração não aumenta sua batida com rapidez suficiente ou força suficiente, seus órgãos e músculos não obtêm o oxigênio de que necessitam, possivelmente resultando em derrame ou insuficiência cardíaca. Limite do Esforço

Limite a quantidade de esforço que você usa durante o exercício. Pacientes com bloqueio cardíaco muitas vezes precisam abster-se de uma atividade cardiovascular intensa que requer que o coração bombeie muito sangue em excesso, aconselha Dr. Maurus L. Sorg, médico de medicina esportiva e medicina familiar do Centro Regional de Saúde Elk, na Pensilvânia. Ele sugere que, com um bloqueio cardíaco, você deve manter seu nível de esforço abaixo de 14 em uma escala de seis a 20, em que seis representa um trabalho muito leve e 20 representa seu esforço máximo. A 14 representa um nível de esforço que você consideraria um pouco difícil.

Exercícios comuns para pessoas com bloqueio cardíaco incluem caminhadas, ciclismo, hidroginástica, escadas leves e jardinagem. Apenas o seu médico pode ajudá-lo a determinar o melhor nível de exercício para você. Evite qualquer exercício que exija exercícios pesados ​​ou cause tensão diretamente no peito, como flexões ou supino, de acordo com Nieman. Os benefícios saudáveis ​​para o coração exigem exercícios por 30 minutos na maioria dos dias da semana.

Aquecimento e relaxamento:

Pacientes com bloqueio cardíaco precisam de um período de aquecimento antes do exercício e um período de resfriamento após o exercício. Evite variações radicais na temperatura corporal, explica Sorg. Uma temperatura corporal constante ajuda a evitar o esforço excessivo que pode causar o mau funcionamento dos impulsos elétricos do coração. Sorg também aconselha que você não tome uma ducha fria ou uma ducha quente depois do exercício para evitar mais variações de temperatura corporal.

Quando parar

Exercício com bloqueio cardíaco é tipicamente seguro desde que você saiba qual aviso sinais indicam um mau funcionamento do seu batimento cardíaco. Pare de se exercitar sempre que se sentir mal do estômago, falta de ar, palpitações no coração, tontura, tontura, fadiga ou dor no peito, aconselha Sorg. Entre em contato com seu médico se esses sintomas não resolverem dentro de cinco minutos após o término do exercício.