casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Fosfatidilserina e Perda de Peso

A fosfatidilserina (PS) é um nutriente natural de fosfolípido que pode possuir propriedades que melhoram o desempenho. Essencial para o funcionamento de todas as células de mamíferos, o PS é mais concentrado em órgãos com alta atividade metabólica, como cérebro, coração e fígado. Porque a maioria dos americanos não consomem grandes quantidades de carne de órgãos em suas dietas, PS é frequentemente consumido como um suplemento dietético. PS como um auxiliar de perda de peso A maioria dos estudos de suplementação PS examinaram sua influência sobre cognitivo e performance física. Esses estudos têm sido encorajadores, já que a maioria demonstrou um aumento no desempenho. Embora o PS não tenha sido originalmente pesquisado como um auxílio ao controle de peso, os resultados dos estudos iniciais examinando seus efeitos levantam uma possibilidade interessante de que o PS poderia prevenir o ganho de peso, especificamente pela redução dos níveis de cortisol. Está bem estabelecido que tanto o estresse mental quanto o físico ativam o eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal. O resultado final de tal ativação é uma secreção de hormônios, especificamente o cortisol, da glândula adrenal. Se o estresse for reduzido, o feedback interno do corpo reduzirá a secreção de cortisol até que os níveis voltem ao normal. Mas o estresse crônico geralmente resulta em níveis cronicamente altos de cortisol. Cronicamente, níveis aumentados de cortisol demonstraram resultar em dificuldade para regular o açúcar no sangue, entre vários outros efeitos deletérios. Conseqüentemente, o ganho de peso e resistência à insulina pode ocorrer com níveis elevados de cortisol a longo prazo. PS como um redutor de estresse mental. PS é frequentemente comercializado como uma ajuda na redução do estresse. Dois estudos publicados na revista "Nutritional Neuroscience" relataram que a suplementação de PS melhorou o humor e atenuou os sintomas subjetivos de estresse em indivíduos jovens durante episódios de estresse mental agudo. Embora os autores não tenham medido os níveis de cortisol, é lógico que a secreção de cortisol seja menor em conjunto com o estresse subjetivo mais baixo. "Stress", de fato, mediu a resposta do cortisol sob um teste mentalmente estressante. Eles descobriram que a secreção de cortisol em indivíduos que consumiram PS foi significativamente diminuída quando comparados com indivíduos controle que haviam consumido um placebo.

PS como um redutor de estresse físico

Resultados semelhantes têm sido relatados em relação a como a PS influencia a resposta do corpo ao estresse físico. Na revista "Biology of Sport", Fahey e Pearl relataram que a suplementação oral com 800 mg /dL PS foi eficaz na redução da concentração sérica de cortisol após treinamento intensivo de resistência. Um estudo publicado no "Jornal Internacional da Sociedade de Nutrição Esportiva" relatou resultados semelhantes. Em dois relatórios separados publicados na "Medicina e Ciência no Esporte e no Exercício", os pesquisadores não conseguiram reproduzir essa resposta de cortisol. No entanto, eles descobriram que indivíduos suplementados com PS por 14 dias aumentaram significativamente quanto tempo eles poderiam correr antes da exaustão.

Estudos Futuros

Se a suplementação de PS reduzir a resposta do cortisol associada ao estresse físico e mental, seguiria que poderia reduzir o ganho de peso ao longo do tempo. Os primeiros estudos mencionados aqui foram promissores. No entanto, não existem estudos publicados revisados ​​por pares até o momento, relacionando diretamente a suplementação de PS à perda de peso.