casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Perda de peso e desmaio

Embora criar um déficit calórico seja essencial para perder peso, limitar sua ingestão nutricional pode esgotar suas reservas de energia e interferir na sua capacidade de se concentrar mentalmente. Quando sua dieta é excessivamente restritiva, pode causar dores de cabeça, tontura e até desmaios. Conhecer as razões para desmaiar episódios durante a perda de peso pode ajudá-lo a evitar essa ocorrência potencialmente perigosa.

Causas do desmaio

Medicamente conhecido como síncope (sin-co-xixi), o desmaio é definido como uma ruptura transitória do fluxo sanguíneo para o sistema nervoso central, que é composto pelo cérebro e medula espinhal. As interrupções podem ser causadas por qualquer número de situações, incluindo medicamentos, pressão arterial excessivamente baixa, acumulação de sangue nas extremidades inferiores e nutrição inadequada. Um choque súbito pode desencadear o desmaio quando o sistema nervoso simpático (o sistema de luta ou fuga) é superestimulado.

Deficiência mineral e desmaios

A deficiência mineral pode causar tonturas e desmaios. Seu corpo usa ferro na dieta para fabricar a proteína hemoglobina, um componente dos glóbulos vermelhos. A hemoglobina é responsável por transportar oxigênio para as células em todo o corpo, incluindo o cérebro. Se o seu sangue não contém hemoglobina suficiente, os tecidos do cérebro podem não receber oxigênio adequado. Da mesma forma, níveis inadequados de sódio e potássio podem influenciar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, e podem diminuir o fluxo sanguíneo para o cérebro. Dietas com baixo teor de sódio e dietas que não contenham carnes vermelhas, aves escuras ou vegetais verde-escuros podem causar depleção mineral com o tempo.

Glicemia baixa e desmaios

Glicemia baixa, ou hipoglicemia, pode ser uma doença subjacente causa de desmaio. Seu cérebro e outros órgãos vitais dependem quase exclusivamente da glicose para funcionar. Quando a glicose no sangue se torna excessivamente baixa, como ocorre em uma dieta restrita de carboidratos, pode ocorrer desmaio. A recuperação do desmaio ocorre quando o sistema nervoso central envia uma mensagem ao fígado para decompor os estoques de glicogênio para elevar a glicose circulante. Se você restringir o consumo de carboidratos enquanto tenta se exercitar vigorosamente, seus músculos competem com o seu cérebro por glicose, colocando-o em um alto risco de desmaio. Desidratação e desmaio. A hidratação inadequada também pode causar desmaios. As pessoas ficam desidratadas quando a água que sai do corpo excede a quantidade que é devolvida. Seu corpo perde água através da respiração, do suor, da urina e das fezes. A água também pode ser perdida dos vasos sanguíneos, interferindo na circulação sanguínea. Quando a circulação para o sistema nervoso central é diminuída, o desmaio pode ocorrer. Porque repor a água através dos alimentos e bebidas que ingerimos, diminuindo o consumo de alimentos sem aumentar o consumo de líquidos pode levar à desidratação. Contando com refrigerante diet, café e chá para líquidos pode causar desidratação, pois eles funcionam como diuréticos.

Orientações de perda de peso para evitar desmaios

Tonturas e desmaios podem ser evitados com a adoção de uma abordagem de senso comum para perda de peso. Manter-se hidratado bebendo quantidades adequadas de água, comendo uma variedade de alimentos saudáveis ​​que contêm vitaminas e minerais, comendo pequenas refeições ao longo do dia para manter os níveis de glicose e comendo dentro de uma hora antes do treino são estratégias que manterão seu cérebro funcionando níveis. Evite dietas de fome ou dietas que não incluam uma variedade de alimentos.

Quando procurar intervenção

Algumas pessoas são mais suscetíveis a desmaios do que outras. Se você tem um histórico de síncope, fale com seu médico antes de iniciar um regime de perda de peso. Também deve procurar intervenção se desmaiar repentinamente sem sintomas de aviso, tais como tonturas, se desmaiar mais de duas vezes num período de 24 horas, se desmaiar após uma lesão na cabeça ou se tiver uma história de doença cardíaca ou convulsões