casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Estágios terminais de câncer

Câncer, ou tumores malignos, podem surgir em qualquer parte do corpo. As apresentações e sintomas diferem de acordo com o local do câncer. No entanto, à medida que a doença progride, as complicações decorrentes de um câncer avançado são muito semelhantes, independentemente do local de origem. Câncer se espalhou para órgãos vitais, provocando uma seqüência de eventos que antecederam a morte da pessoa. Metástase A metástase é a propagação de células cancerosas do local original do câncer para outros órgãos e tecidos distantes. Essa disseminação geralmente ocorre quando as células tumorais ganham acesso a vasos sanguíneos ou linfáticos, onde circulam e se instalam em um órgão. Depois que as células cancerígenas se estabelecem, elas começam a se dividir e a formar novos crescimentos. A metástase é a principal causa de morte por câncer. Alguns dos locais mais comuns de crescimento metastático são o pulmão, o fígado, os ossos da pelve, a coluna vertebral e o cérebro.

Caquexia

Um dos estágios terminais mais comuns do câncer é a caquexia. Esta condição é a perda extrema - perda de peso - observada em pessoas com câncer avançado. Desperdiçar é a perda de massa muscular magra e outros tecidos do corpo. Embora a caquexia seja comumente associada à perda de apetite, ela não é causada diretamente por uma diminuição na ingestão de nutrientes - as pessoas que recebem alimentação suplementar às vezes sofrem de caquexia. Embora, por vezes, os estimulantes do apetite, como a droga megesterol, possam melhorar o apetite de uma pessoa, eles geralmente não retardam o desenvolvimento de caquexia maligna.

Falha do Órgão

Se o câncer se originou em um órgão vital ou o alcançou embora disseminada, a falha de um órgão afetado é inevitável. Além disso, a insuficiência renal em estágios terminais do câncer é uma ocorrência muito comum. A insuficiência renal pode ser causada por mecanismos relacionados ao próprio câncer ou pelos tratamentos de quimioterapia - tóxicos para o rim - recebidos para erradicar o câncer.