casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos do tabagismo sobre os hábitos alimentares

Fumar cigarros tem muitos efeitos negativos. Enquanto a maioria das pessoas está preocupada com problemas com risco de vida, como câncer de pulmão, doenças cardíacas e enfisema, isso também terá um impacto no seu nível de energia e hábitos alimentares. A combinação de nicotina e tabaco para fumar tende a ter um efeito embotador nas papilas gustativas e tornar a alimentação uma experiência menos satisfatória.

O tabagismo quase nunca é apenas uma coisa ocasional. Não leva muito tempo para um indivíduo ficar viciado em nicotina, o ingrediente ativo dos cigarros. Um dos efeitos colaterais do vício da nicotina é a diminuição do apetite. Um estudo de 2004 da Universidade de Melbourne (Austrália) descobriu que quatro dias de fumaça de cigarro diminuíam o apetite de ratos de laboratório em 30%. O enfraquecimento das papilas gustativas

Um estudo de 2009 da Aristotle University (Grécia) indicou que fumar tem um impacto negativo nas papilas gustativas. O estudo mostrou que as papilas gustativas dos soldados gregos examinados eram mais planas do que as papilas gustativas de soldados não fumantes. Tão importante quanto, o fornecimento de sangue para as áreas de língua e boca também foi menor, de acordo com o estudo.

Insatisfação com alimentos

Muitos fumantes vão fazer uma refeição com as mesmas expectativas dos não-fumantes: Eles estão com fome e querem uma refeição completa. No entanto, os fumantes muitas vezes relatam que o processo de comer não é satisfatório e eles não têm o prazer de comer ou a satisfação no final da refeição que os não-fumantes fazem. Isso pode ser devido ao aparecimento de azia significativa. De acordo com pesquisa feita pelo Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, em 2003, há um aumento na quantidade de bile no estômago, como resultado do tabagismo e isso leva a azia e insatisfação com a alimentação.