casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que causa tosse excessiva?

A tosse é um reflexo normal que ajuda a manter os pulmões limpos, impulsionando vigorosamente o muco acumulado e os detritos das vias aéreas. A inalação de ar empoeirado, o fumo passivo ou os poluentes do ar geralmente desencadeiam um episódio de tosse. Tosse repetitiva ou prolongada geralmente indica uma anormalidade subjacente. Embora as possíveis causas de tosse excessiva sejam numerosas, infecções, alergias e condições pulmonares crônicas são responsáveis pela maioria dos casos desse sintoma.

Infecções respiratórias superiores

Infecções respiratórias superiores, incluindo resfriados, bronquite, gripe e sinusite, estão entre as causas mais frequentes de tosse, observa a enciclopédia on-line da Biblioteca Nacional de Medicina, MedlinePlus. Os vírus causam a maioria dos casos de infecção do trato respiratório superior. Bactérias e, menos freqüentemente, fungos também podem causar infecção do trato respiratório superior, ou URI. Com estas infecções, irritação e inflamação do revestimento úmido do nariz, garganta e vias aéreas superiores causam aumento da produção de muco, geralmente desencadeando tosse. A maioria dos URIs resolve dentro de algumas semanas.

Alergias

Alergias provam ser uma causa frequente de tosse, observa a Academia Americana de Alergia, Asma & Imunologia. Uma reação alérgica nas vias aéreas superiores pode desencadear a tosse reflexa, que elimina o pólen inalado, os esporos e outras substâncias que provocam alergia das vias aéreas. Alternativamente, partículas estimulantes de alergia nas passagens nasais podem precipitar um gotejamento pós-nasal, que pode levar à tosse. O tratamento para alergias geralmente reduz a tosse e outros sintomas relacionados à alergia, como congestão nasal, espirros, coceira nos olhos e garganta irritada. Pneumonia

A pneumonia é uma infecção aguda dos sacos aéreos e da matriz de tecido de suporte do hospedeiro. pulmões causados por bactérias, vírus ou fungos. A infecção leva a um acúmulo de líquido, muco e detritos nas vias aéreas, desencadeando o reflexo da tosse. O pneumococo, ou Streptococcus pneumoniae, continua a ser a causa mais frequente de pneumonia em adultos, relata o Instituto Nacional de Coração, Pulmão e Sangue. Outras causas bacterianas de pneumonia relatadas pela Universidade de Maryland Medical Center incluem Streptococcus pyogenes, Staphylococcus aureus. , Haemophilus influenzae, Pseudomonas aeruginosa, Chlamydia pneumoniae, Klebsiella pneumoniae, Mycoplasma pneumoniae, Moraxella catarrhalis e Legionella pneumophila. Causas significativas de pneumonia viral incluem vírus sincicial respiratório, vírus da gripe e herpes vírus.

DPOC

persistente, tosse excessiva é um sintoma característico de doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC. A irritação crônica das vias aéreas leva à inflamação prolongada com produção excessiva de muco, perda dos mecanismos de limpeza de muco dos pulmões e inchaço e cicatrização das vias aéreas. A tosse associada à DPOC é uma tosse "úmida", com grandes quantidades de muco expelido.

O tabagismo é o principal fator de risco para a DPOC, informa a The Merck Manual. O risco de desenvolver DPOC é aumentado em fumantes com asma ou doença reativa das vias aéreas. Pessoas com a condição genética de deficiência de alfa-1-antitripsina também estão em risco aumentado para a DPOC.

, , ] ]