casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Tipos de tecido cardíaco

O coração - um órgão do tamanho de um punho feito de músculo - ocupa o espaço sob as costelas entre os pulmões, logo à esquerda do esterno. É dividido em quatro câmaras, duas no topo, conhecidas como átrios e duas no fundo, conhecidas como ventrículos. O coração funciona para bombear mais de seis litros de sangue a cada minuto, fornecendo oxigênio e nutrientes às células, diz a Cleveland Clinic. A estrutura do coração e os três tipos diferentes de tecido cardíaco permitem que ele funcione continuamente.

Miocárdio

Células conhecidas como miócitos, células musculares especializadas, formam a espessa camada muscular da parede do coração conhecida como o miocárdio. Os miócitos têm a capacidade de se contrair, mesmo sem estimulação dos nervos. O nó sinusal, um grupo de células especializadas encontradas no átrio direito, produz impulsos elétricos que acionam os miócitos para se contraírem. Cada célula individual pode se contrair, mas para que o coração funcione eficientemente, todas elas devem trabalhar juntas.

As membranas celulares dos miócitos se unem formando junções comunicantes, que permitem que os impulsos elétricos percorram as células. Essas junções comunicantes, conforme descritas por Cells Alive, permitem que as células do miocárdio trabalhem juntas como uma só.

Endocardium

O endocárdio é o nome da superfície interior das câmaras cardíacas. O endocárdio também cobre as válvulas cardíacas, as passagens de mão única que permitem que o sangue flua entre as câmaras do coração. O endocárdio consiste de células endoteliais, também conhecidas como células da pele.

As células endoteliais são células planas que formam regiões sobrepostas para selar o coração e conectar os vasos sanguíneos. Embora eles funcionem para evitar vazamentos, eles também funcionam como filtros, permitindo que gases, fluidos e moléculas específicas entrem e saiam das células. A descoberta mais recente, segundo a University of Western Australia, é que as células endoteliais do endocárdio funcionam como receptores e locais de interação com células, como as células brancas do sangue. Isso permite que o corpo para curar danos ao tecido cardíaco ou vasos sanguíneos.

Pericárdio

O pericárdio é um saco fino de dupla camada que envolve o coração e as extremidades dos vasos sanguíneos onde se ligam a o coração. O espaço entre as duas membranas finas do pericárdio contém uma pequena quantidade de fluido. O pericárdio funciona para proteger o coração de contaminantes externos e para conter o coração para prevenir distensão patológica - ou aumento do coração, como descrito pelo Dr. Robert Matthews.