casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais comuns da medicação anti ansiedade

Pessoas que experimentam transtorno de ansiedade generalizada podem buscar alívio de seus sintomas através do uso de drogas anti-ansiedade. Quatro tipos diferentes de medicamentos são comumente prescritos para ajudar a aliviar a ansiedade: benzodiazepínicos, antidepressivos, buspirona e betabloqueadores.

Cada um desses medicamentos tem vantagens e desvantagens que os pacientes e seus médicos devem pesar antes de decidir qual curso de ação tomar. O potencial para o vício é de grande preocupação para muitos que estão pensando em usar medicamentos anti-ansiedade. Essa é uma causa legítima de apreensão, já que algumas drogas associadas à diminuição da ansiedade são, na verdade, altamente viciantes. Os médicos podem não gostar de prescrever benzodiazepinas por essa mesma razão. Com o uso continuado em longo prazo, os benzodiazepínicos demonstraram causar dependência física, juntamente com os comportamentos típicos de busca de drogas associados à dependência.

Quanto mais tempo o paciente tomar os benzodiazepínicos, menor o efeito dos medicamentos. A Academia Americana de Médicos de Família adverte que, devido à tendência dos pacientes de desenvolver uma tolerância a esses medicamentos, após quatro a seis meses de uso, eles perdem sua eficácia.

A Disfunção Sexual

A incapacidade de realizar sexualmente pode causar ansiedade para alguns pacientes, portanto, a tendência de que os medicamentos ansiolíticos causem disfunção sexual pode superar sua desejabilidade como tratamento para ansiedade.

Inibidores seletivos de recaptação de serotonina, ou ISRSs, são medicamentos antidepressivos frequentemente prescritos no tratamento da ansiedade. Exemplos de ISRSs incluem Paxil, Zoloft e Prozac. Essas drogas têm sido associadas a efeitos colaterais sexuais, como baixo desejo sexual, impotência e dificuldade em atingir o orgasmo.

Betabloqueadores também são usados ​​como medicação anti-ansiedade. Em um artigo no site Helpguide.org, Melinda Smith, MA, e Jeanne Segal, Ph.D., advertem que os beta-bloqueadores podem causar uma diminuição do desejo sexual.

Sonolência

Os pacientes que tomam benzodiazepínicos podem experimentar sonolência, fala arrastada e reflexos lentos. Esses sintomas podem ocorrer de tal forma que o uso de benzodiazepínicos aumenta a probabilidade de acidentes de trânsito, alertam Smith e Segal.

A superdotação, ao ponto em que o paciente parece embriagado e experimenta uma ressaca de drogas no dia seguinte, é possibilidade com benzodiazepines. Devido à sua baixa taxa de metabolismo, essas drogas têm uma tendência a se acumular no organismo quando usadas por períodos prolongados.

Outras medicações anti-ansiedade, como betabloqueadores e buspirona, uma droga que alivia a ansiedade e é comercializada sob o nome BuSpar, também foram associados a sintomas de sonolência e fadiga.