casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os suplementos à papaína são seguros?

A papaína é uma enzima encontrada no mamão que pode quebrar as proteínas, e é por isso que às vezes é usada para amaciar a carne. Esta enzima também pode ser útil para tratar a indigestão, de acordo com um artigo publicado no "Los Angeles Times" em setembro de 2004. É geralmente reconhecido como seguro pela Food and Drug Administration dos EUA, mas pode causar alguns efeitos colaterais quando tomado em suplemento de efeitos.

Efeitos colaterais

Quando usado na comida, papaína é desativada por cozinhar, por isso não é susceptível de causar efeitos colaterais. Suplementos de papaína, no entanto, podem causar irritação na boca e no esôfago ou distúrbios digestivos.

Possível reação alérgica

Algumas pessoas são alérgicas ao mamão ou à papaína. Neste caso, os suplementos de papaína podem causar sintomas, incluindo comichão, erupção cutânea, urticária, dificuldade em respirar e choque anafilático. Procure atendimento médico imediatamente se sentir estes ou outros sintomas de uma reação alérgica. As pessoas que são alérgicas ao kiwi ou figos podem ser mais propensas a serem alérgicas ao mamão e à papaína. Interações medicamentosas As pequenas quantidades de papaína encontradas nos alimentos provavelmente não causarão problemas com medicamentos. No entanto, as maiores quantidades encontradas em suplementos podem causar problemas se você estiver tomando certos medicamentos. Não tome suplementos de papaína se você tomar medicamentos que afinam o sangue, como a varfarina. A aspirina também pode ter um efeito de afinamento do sangue, por isso não a tome em combinação com a papaína. A papaína pode interagir com esses medicamentos, aumentando seus efeitos e tornando o sangramento incontrolável mais provável.

Potenciais contraindicações

Mulheres grávidas devem evitar tomar suplementos de papaína porque evidências preliminares de estudos em animais mostram que podem aumentar o risco de defeitos de nascença. Mais pesquisas são necessárias para determinar se há um risco em humanos também, mas é melhor prevenir do que remediar. Pessoas com distúrbios hemorrágicos também devem evitar a papaína devido ao seu potencial para diluir o sangue.