casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Alimentos que atrasam a absorção de medicamentos

Se você está começando um novo medicamento, provavelmente está se perguntando se deve tomá-lo com ou sem alimentos. A presença de alimentos pode afetar a absorção de sua medicação. Alguns alimentos são conhecidos por retardar a absorção do medicamento, aumentando a quantidade de tempo que leva para o medicamento funcionar.

Absorção de Drogas e Biodisponibilidade

A maioria dos medicamentos é tomada por via oral. Nesse caso, eles passam pelo estômago e pelo fígado antes de chegar ao intestino delgado para serem absorvidos pela corrente sangüínea. Medicamentos tomados por via oral não são 100% biodisponíveis. Biodisponibilidade refere-se à quantidade do ingrediente ativo que faz a droga para a sua circulação geral e, finalmente, para o local de ação.

A absorção tardia da droga

A absorção da droga ocorre na porção inicial do intestino delgado. , onde a extensa área de superfície permite a máxima absorção em sua corrente sanguínea. A presença de alimentos e nutrientes no trato gastrointestinal diminui a absorção de drogas. O tempo de absorção prolongado geralmente não é um problema, pois não afeta a quantidade de droga absorvida. Se você estiver tomando medicamentos que podem ser atrasados ​​pela comida, seja consistente. Rotineiramente levá-los com o estômago vazio ou com alimentos.

Drogas atrasadas por alimentos

Alguns medicamentos são conhecidos por apresentar absorção retardada na presença de alimentos e nutrientes. Uma refeição com baixo teor de gordura retarda a absorção da nifedipina, um medicamento anti-hipertensivo. Um efeito colateral comum da nifedipina é o rubor da pele. Tomar este medicamento com alimentos reduz o efeito colateral, mas não afeta sua eficácia. Outros medicamentos com absorção retardada de alimentos incluem acetaminofeno, aspirina, furosemida e fenitoína.

Alimentos que retardam a absorção de drogas

Certos tipos de fibras afetam a absorção de medicamentos. A goma guar, uma fibra fermentável usada como um espessante em produtos alimentícios, retarda a absorção dos medicamentos diabéticos orais metformina e glibenclamida. A fibra da casca do citrino, a pectina, pode diminuir a absorção da lovastatina que diminui o colesterol. Tome suplementos de fibra e refeições de alta fibra pelo menos 1 hora longe de medicamentos para evitar uma interação. Alimentos gordurosos, como manteiga e laticínios integrais, esvaziamento gástrico lento e, portanto, absorção de drogas. Algumas drogas devem ser tomadas com o estômago vazio. Outras considerações sobre alimentos e nutrientes podem afetar a maneira como seu corpo lida com medicamentos de maneiras que são mais significativas do que retardar a absorção. Cálcio e outros minerais podem se ligar a drogas, diminuindo sua eficácia. A proteína pode competir com alguns medicamentos para absorção. Alimentos e bebidas ácidas, como tomates ou suco de laranja, podem destruir alguns medicamentos ou dissolvê-los prematuramente. O álcool retarda o metabolismo de algumas drogas, permitindo que elas se acumulem em níveis tóxicos em seu corpo. Leia sempre o rótulo antes de tomar o medicamento e consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.