casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Benefícios do extrato de feno-grego

Fenugreek, ou cientificamente conhecido como Trigonella foenum-graecum, é uma das mais antigas plantas medicinais conhecidas por seus muitos benefícios para a saúde. O uso do feno-grego tem sido reconhecido já em 1500 aC, quando os antigos egípcios o usaram para induzir o parto e o embalsamamento. Popular em culturas indianas e do Oriente Médio, o feno-grego é usado principalmente hoje como tempero na culinária e como um suplemento para uma variedade de condições de saúde.

Glucose-downing

Vários estudos têm sido realizados e mostrado que o feno-grego pode ser benéfico na redução da glicose em pacientes com diabetes tipo 2. Embora esses estudos fossem pequenos, todos parecem mostrar uma tendência positiva na melhoria do controle glicêmico e na diminuição da resistência à insulina. Acredita-se que o feno-grego reduz a glicose através de seus compostos ativos, que incluem fibra dietética e saponina. As saponinas são compostos que se ligam aos sais biliares e possuem atividade antioxidante. A maioria dos estudos observou que reduções significativas nos parâmetros de glicose só foram observadas com doses médias a altas de feno-grego (mais de 5 gramas por dia). A maioria das reduções foi encontrada com sementes de feno-grego em pó (em cápsula), mas não em outras formas. É importante reconhecer que ensaios maiores e mais longos são necessários para substanciar essas alegações, no entanto, há suporte para o uso do fenugreek como um complemento às terapias tradicionais do diabetes. A monografia da Comissão Alemã E recomenda 6 gramas por dia, que podem ser tomadas de uma só vez ou divididas entre três refeições. Como a maioria das cápsulas de feno-grego está disponível em 580 ou 610 miligramas, um esquema de dosagem comum seria de 2-3 cápsulas três vezes ao dia.

Redução de lipídios

O feno-grego também mostrou reduzir o colesterol total e Colesterol LDL, também através de saponinas e fibras alimentares. Acredita-se que as saponinas inibem a absorção e a síntese do colesterol. Nenhuma alteração no colesterol HDL foi relatada até o momento. Embora os estudos não sejam robustos, o feno-grego pode ser considerado um complemento adequado para a terapia do colesterol, além de um estilo de vida saudável. Um problema surpreendentemente comum em mulheres que amamentam é uma diminuição na produção de leite. . O feno-grego pode ser o "galactagogue" de ervas mais popular em todo o mundo. O mecanismo para estimular a produção de leite não é exatamente conhecido, no entanto, é mais provável que seja devido a componentes de fitoestrogênios e diosgenina. Através desses componentes, teoriza-se tradicionalmente que o feno-grego "estimula as glândulas sudoríparas", que são semelhantes às glândulas mamárias, estimulando o leite também. Um estudo observou um aumento acentuado na produção de leite em mulheres que consumiam 3 xícaras de chá de feno-grego por dia. Os bebês do grupo feno-grego também recuperaram o peso ao nascer mais rapidamente do que nos outros grupos. A maioria das mulheres relata que o suprimento de leite é aumentado em torno de 24-72 horas depois de tomar a erva e pode ser descontinuado quando a oferta for adequada novamente. A dosagem deve ser em torno de 500-1000 miligramas por dia. O chá pode ser bebido também, embora algumas mulheres relatem um sabor amargo. As mulheres grávidas devem ser cautelosas, uma vez que doses muito altas ou superdoses em potencial podem estimular o parto ou podem ser prejudiciais ao feto.

Outros usos

O feno-grego mostrou alguma atividade antitumoral e antioxidante, no entanto, os estudos atuais disponíveis não suportam o uso regular para esses fins. O feno-grego também tem sido usado como cataplasma ou pasta que é aplicada na pele para aliviar a inflamação. Novamente, esse uso é mais anedótico do que factual. Um estudo em humanos observou o fenugreek para aumentar a testosterona (e, portanto, libido), mas os resultados foram inconclusivos e mais pesquisas são necessárias.

Conclusão

O feno-grego é uma erva bem conhecida que não só pode melhorar sua culinária O único efeito colateral real com a dosagem comum é um odor de xarope de bordo para a urina e outras secreções corporais. Dado o custo econômico, o baixo perfil de efeitos colaterais e praticamente nenhuma interação com outros medicamentos, o feno-grego é uma boa opção para suplementar um estilo de vida saudável. Vá em frente e aproveite o frango ao curry!