casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que é depressão?

Se você está se sentindo triste por duas semanas ou mais, pode estar sofrendo de depressão. A depressão é uma doença psiquiátrica que causa tristeza e dificuldade em sentir prazer. Também pode afetar os níveis de sono, apetite e energia, além de prejudicar o pensamento. O mais preocupante é o fato de que algumas pessoas que sofrem de depressão desenvolvem pensamentos suicidas.

Como obter ajuda

Se você (ou alguém que você conhece) está pensando em suicídio ou autoagressão, é uma emergência que exige atenção imediata. avaliação por um médico ou profissional de saúde mental. Existem várias opções para obter ajuda imediatamente. Um deles é o National Lifeline Prevention Lifeline (suicidepreventionlifeline.org). Esta é uma linha direta gratuita de 24 horas disponível para pessoas que passam por crises emocionais ou que têm pensamentos de prejudicar a si mesmas ou aos outros. O número é 1-800-273-TALK (8255). Outras opções incluem ligar para o 911 ou pedir a um membro da família ou amigo que o leve ao pronto-socorro mais próximo. Você também pode ligar para seu provedor de saúde mental ou médico (se tiver um). Mas se um provedor não está imediatamente disponível para ajudar, use um dos métodos acima.

Transtornos Depressivos

Existem vários transtornos depressivos, conforme descrito no

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais

> Quinta edição (DSM 5), publicada pela Associação Americana de Psiquiatria. Estes incluem transtorno depressivo maior, transtorno depressivo persistente, transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno disregulatório da desregulação do humor, transtorno depressivo devido a uma condição médica e substância ou transtorno depressivo induzido por medicação.

Transtorno depressivo maior é uma doença com moderada a sintomas graves que persistem por pelo menos duas semanas, mas geralmente são muito mais longos. Transtorno depressivo persistente está associado a sintomas mais leves que persistem por pelo menos dois anos. O transtorno disfórico pré-menstrual é uma condição na qual os sintomas do humor ocorrem na semana anterior ao início do período menstrual. O distúrbio desregulador da desregulação do humor manifesta-se como humor irritável com acessos de raiva e ocorre pela primeira vez na infância. Transtornos depressivos também podem ser causados por medicamentos, uso de substâncias ou outras condições médicas. Além disso, a depressão pode estar associada com a estação (transtorno afetivo sazonal), psicose (delírios e /ou alucinações) e ansiedade.

O diagnóstico de um transtorno depressivo específico pode ser feito por um médico ou mental-saúde profissional. No entanto, conhecer os sintomas da depressão é importante para saber quando é indicada uma avaliação profissional. Estes são discutidos na seção Sinais e Sintomas da Depressão.

Se você tem ou acha que pode ter depressão, é fundamental procurar ajuda e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Como comum é a depressão?

É importante saber sobre depressão por causa de sua prevalência. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 350 milhões de pessoas são afetadas em todo o mundo. Relativamente ao distúrbio depressivo major, um relatório da Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias dos EUA indicou que 1 em 12 adultos nos Estados Unidos experimentou um episódio depressivo maior durante o ano anterior. No geral, acredita-se que 14 a 16 milhões de pessoas experimentem um episódio depressivo maior a cada ano nos EUA. Por razões que não entendemos, a depressão é duas vezes mais comum entre as mulheres do que entre os homens. A faixa de prevalência de depressão maior é de 3 a 5 por cento para homens e de 6 a 12 por cento para mulheres. Assim, cerca de uma em cada 10 mulheres experimenta depressão em algum momento da vida, em comparação com cerca de um em cada 20 homens. Para o transtorno depressivo persistente, a prevalência é de 3 a 4%, assim, cerca de um em cada 25 indivíduos sofre dessa condição.

Transtornos depressivos são condições muito comuns. Quase todo mundo nos EUA sofreu depressão ou conhece um amigo ou parente que tenha. Esta condição pode causar danos graves ou morte. A boa notícia é que tratamentos eficazes estão disponíveis e a recuperação é provável com o tratamento adequado.

, , ] ]