casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Extração de Curcumina

A curcumina é o principal componente da cúrcuma planta de especiarias, que é usado em curry e também para fins medicinais. É um pó de cor laranja-amarelo solúvel em água. Até 2009, a curcumina foi extraída das raízes secas das plantas de cúrcuma por um processo chamado extração de sólido líquido. Mas em um estudo relatado em 2009 no "National Product Communications", os pesquisadores descobriram que um método melhor, aquele que usa ultrassom no processo de extração, foi descoberto.

Extração por Sólidos Líquidos

Na extração de sólidos líquidos , é adicionado um solvente a um sólido, tal como uma raiz de açafrão-da-índia. Como explica o site DSB science, o material insolúvel é separado por gravidade ou por filtração a vácuo, e o material solúvel, neste caso a curcumina, é "extraído" no solvente. Uma sequência de solventes pode ser usada para separar misturas complexas em grupos separados. A solução filtrada pode então ser usada como um líquido ou o solvente pode ser evaporado para recuperar o material extraído em forma de pó ou cristalino.

Extração Assistida por Ultrassom

Em 2009, o site da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA , PubMed, publicou um resumo de um estudo realizado na Universidade de Jadavpur, na Índia. O resumo discutiu uma alternativa eficaz à extração de líquido sólido de curcumina. Os pesquisadores descobriram que a ulitilização do ultrassom na extração da curcumina não era apenas muito mais rápida - 70 minutos em comparação com muitas horas - a extração poderia ser feita com uma recuperação maior da curcumina em uma base mais consistente. "Este estudo mostra claramente que este método pode ser efetivamente utilizado para reduzir os longos tempos de extração de plantas para apenas alguns minutos sem o auxílio do calor", relataram os autores do estudo.

Significância

Mais rápido e melhor métodos de extração de curcumina ajudarão na pesquisa dos usos medicinais da curcumina e açafrão. De acordo com o Medline Plus, a curcumina já demonstrou propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais e antifúngicas. Para dar um exemplo, curcumina foi encontrada para inibir o crescimento da bactéria Helicobacter pylori, que tem sido associada a úlceras gástricas e câncer gástrico.

Medical Uses

Em outubro de 2010, foi relatado que A curcumina, quando combinada com a droga cisplatina, "aumenta a supressão da quimioterapia no crescimento das células cancerosas da cabeça e pescoço". O estudo, conduzido pelos pesquisadores Eric Srivatsan e Marilene Wong, que investigaram as propriedades anticancerígenas da curcumina por seis anos, baseia-se em pesquisas anteriores demonstrando a capacidade da curcumina de suprimir o crescimento de outros cânceres.

A curcumina e a cúrcuma estão sendo estudadas para a sua eficácia contra uma ampla gama de outras condições, variando de artrite à doença de Alzheimer, de acordo com Medline Plus.

Considerações

A curcumina é usada como um agente corante em muitos alimentos, incluindo mostarda, margarina, processados queijo, caril em pó, refrigerantes, bolos e doces. As mulheres na Índia há muito tempo usam açafrão como uma loção anti-envelhecimento, para cólicas e como um aditivo em cosméticos.

Açafrão é provavelmente seguro quando usado em alimentos. É possivelmente seguro quando usado em quantidades medicinais, embora os efeitos colaterais possam incluir náusea ou diarréia. As mulheres grávidas não devem tomar curcumina, porque pode causar um aborto espontâneo.