casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

DSTs que podem causar infertilidade

Algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis não tratadas, ou DSTs, podem diminuir a fertilidade tanto em homens como em mulheres. DSTs se espalham através do contato sexual com um parceiro infectado através do sexo oral, anal ou vaginal. As DSTs são mais prevalentes em adolescentes e adultos jovens com idades entre 15 e 24 anos.

A clamídia e a gonorreia são as DSTs bacterianas mais comuns. Os médicos geralmente os descrevem como infecções “silenciosas” porque a maioria das pessoas diagnosticadas com clamídia ou gonorreia não apresenta nenhum sintoma. Por essa razão, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam o rastreamento anual de clamídia e gonorréia para todos os sexualmente ativos, homens e mulheres, com 25 anos ou menos. A clamídia e a gonorréia não tratadas podem afetar adversamente a fertilidade de homens e mulheres.

Nas mulheres, a gonorréia e a clamídia podem causar cervicite, inflamação do colo do útero ou uretrite, inflamação da uretra. A uretra drena o líquido da bexiga. Se os sintomas estiverem presentes, eles podem incluir corrimento vaginal anormal, manchas vaginais e disúria, uma sensação de queimação durante a micção. Deixados sem tratamento, 10 a 15 por cento das infecções por clamídia causam uma infecção do trato genital superior no útero ou nas trompas de Falópio.

Uma infecção no trato genital superior é chamada de doença inflamatória pélvica ou PID. O IDP pode ser assintomático ou sintomático. Quando os sintomas ocorrem, eles podem incluir dor pélvica, corrimento vaginal anormal, sangramento vaginal, náusea e febre. PID é uma condição particularmente grave, pois pode danificar permanentemente o útero e as trompas de Falópio.

Quando os óvulos são liberados dos ovários, eles viajam através das trompas de falópio antes de serem fertilizados pelo espermatozóide e implantados no útero. As cicatrizes das trompas de Falópio causadas pelas DSTs podem impedir que o óvulo e o espermatozoide se encontrem, inibindo assim a fertilização. A cicatrização também aumenta o risco de uma gravidez ectópica, uma gravidez dentro das trompas de falópio. Uma gravidez ectópica pode resultar se a cicatriz nas trompas de Falópio impedir que um óvulo fertilizado entre no útero. Uma gravidez ectópica é potencialmente fatal, pois pode romper a trompa de falópio. Sem cirurgia de emergência, a mulher morrerá rapidamente de hemorragia interna.

A gonorréia e a clamídia também causam uretrite em homens, a maioria dos quais também não apresenta sintomas. Quando os sintomas ocorrem, eles podem incluir disúria, dor ou vermelhidão ao redor da abertura do pênis, ou secreção peniana espontânea. Se não for tratada, a infecção pode se espalhar pelo trato genital e causar epididimite, que é a inflamação do epidídimo. O epidídimo é uma estrutura que se conecta aos testículos através de ductos. Espermatozóides feitos nos testículos viajam para o epidídimo, onde eles amadurecem.

A epididimite aguda causa vermelhidão, calor e inchaço do escroto e testículos, geralmente de um lado. Infecções recorrentes ou não tratadas podem causar epididimite crónica, que pode levar à infertilidade, prejudicando a mobilidade, função e contagem de espermatozóides dos espermatozóides. , , ] ]