casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

TDAH e Irritabilidade

O déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH, é classificado em três tipos: desatento, hiperativo-impulsivo e combinado. De acordo com a Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente, o TDAH parece estar presente em crianças em todo o mundo a uma taxa de 4% ou 5% e em adultos a uma taxa de 2%. O sintoma de irritabilidade tende a se intensificar se o transtorno continuar até a adolescência e a idade adulta.

Fatos

O sintoma comum de irritabilidade encontrado em pessoas com TDAH é pouco controlado por psicoestimulantes, observa o Dr. Neppe do Pacific Neuropsychiatric. Instituto. Portanto, os medicamentos estimulantes mais eficazes e comumente prescritos, como a Ritalina ou a Adição, terão efeitos limitados no sintoma grave de irritabilidade.

Interagir com uma pessoa que tem TDAH e facilmente se torna irritável pode ser desafiador para colegas de trabalho, professores, amigos e familiares. De acordo com MayoClinic.com, as pessoas com TDAH podem experimentar oscilações de humor freqüentes e temperamentos quentes, que eles são incapazes de controlar a ponto de experimentarem explosões de raiva e incapacidade de esperar pacientemente.

Considerações

Ao lidar com pessoas, especialmente crianças, que têm TDAH e são conhecidas por se tornarem irritadas facilmente, é importante estabelecer expectativas e consequências. Pessoas com TDAH podem facilmente tornar-se frustradas e irritadas quando estão confusas ou não se lembram das regras ou expectativas. Regras e expectativas devem, portanto, ser expressas verbalmente de maneira clara e simples. Também é uma boa ideia ter as regras e as expectativas anotadas, para que a pessoa possa vê-las facilmente.

Além disso, se a pessoa não atender às expectativas ou seguir as regras, ela deverá receber as consequências estabelecidas e lembrou do que ela fez de errado. De acordo com HelpGuide.org, as crianças com TDAH respondem positivamente ao uso consistente de expectativas e consequências claras.

Dicas

Para reduzir a irritabilidade entre pessoas com TDAH é importante ajudar a reduzir suas frustrações em geral e aproveitar sua excesso de energias. Certifique-se de que a pessoa com TDAH tenha pelo menos oito horas de sono de boa qualidade todas as noites. Os sintomas do TDAH são intensificados até mesmo pela leve privação do sono, de acordo com HelpGuide.org. Essa fonte também recomenda que as pessoas com TDAH tenham a oportunidade de usar seu excesso de energia: a atividade física regular ajudará a aumentar a concentração e diminuir a depressão e a ansiedade. Adultos com TDAH devem incorporar rotinas de exercícios regulares em sua programação diária, pelo menos, cinco dias por semana.

Tratamento

Tratamento para irritabilidade irá fornecer o indivíduo com uma educação sobre TDAH, uma compreensão de como seus comportamentos limitam seu sucesso e interações com os outros e técnicas para ajudar a controlar os sintomas e reduzir seu nível de irritabilidade.

Formas específicas de tratamento usadas podem incluir coaching comportamental, terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar ou de casais, terapia interpessoal e treinamento de habilidades sociais. Além disso, a medicação é geralmente usada para diminuir os sintomas gerais do TDAH. O médico pode experimentar medicamentos não estimulantes para reduzir o nível de irritabilidade da pessoa, como Strattera ou antidepressivos, como bupropiona.