casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que indica uma baixa contagem de plaquetas?

A trombocitopenia se refere a uma baixa contagem de plaquetas no sangue. As plaquetas são fragmentos de células maiores que circulam no sangue e desempenham um papel na prevenção do sangramento excessivo. As pessoas com plaquetas sanguíneas baixas não costumam apresentar sintomas, mas podem estar em risco de sangramento grave durante e após um trauma ou cirurgia. A trombocitopenia tem muitas causas, incluindo câncer, medicamentos, álcool, doenças e infecções.

plaquetas

As plaquetas também são conhecidas como trombócitos. Eles são produzidos a partir de células grandes, chamadas megacariócitos, na medula óssea. O principal estímulo para a produção de plaquetas é uma proteína chamada trombopoietina, produzida no fígado. Tipicamente, uma plaqueta circula por 10 dias e depois é destruída no baço.

Hemostasia

A hemostase é um processo altamente regulado que previne o sangramento excessivo. Requer as ações combinadas de plaquetas, fatores vasculares, que estimulam a vasoconstrição e fatores de coagulação. No processo de hemostasia, uma lesão de um vaso sanguíneo ativa a produção de fatores vasculares, que reduzem o fluxo sanguíneo para a área danificada e atraem plaquetas. As plaquetas se agregam no local da lesão e liberam outros fatores que estimulam a formação de coágulos.

A produção de medula óssea de plaquetas ou aquelas que aumentam a destruição de plaquetas no sangue e /ou no baço podem causar um baixo nível de plaquetas. contagem. A trombocitopenia é uma manifestação comum de câncer, porque às vezes o câncer e as drogas usadas para tratar o câncer afetam a produção de plaquetas na medula óssea. Certos medicamentos podem causar a diminuição significativa das plaquetas, como aspirina, medicamentos antiinflamatórios não-esteróides, trimetoprima e quinina; doenças auto-imunes e doenças hereditárias raras. A trombocitopenia é prevalente em alcoólatras porque o álcool reduz a produção de plaquetas e causa danos ao fígado. O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue relata que 5% das mulheres grávidas desenvolvem trombocitopenia; no entanto, a causa é desconhecida.

Contagem de plaquetas

Uma contagem de plaquetas é realizada rotineiramente durante exames anuais de sangue. A contagem normal de plaquetas varia entre 150.000 e 450.000 plaquetas por microlitro de sangue. O National Heart Lung and Blood Institute relata que sangramentos menores estão associados à contagem de plaquetas abaixo de 50.000 por microlitro de sangue e uma contagem inferior a 20.000 coloca uma pessoa em risco de sangramento grave. muitas vezes leve, a trombocitopenia é subdiagnosticada e em pacientes que foram diagnosticados ou a causa subjacente é tratada ou nenhum tratamento é necessário. Pessoas com baixa contagem de plaquetas devido à destruição imune de plaquetas são frequentemente tratadas com corticosteróides ou drogas imunossupressoras. Em situações de emergência, as transfusões de sangue ou de plaquetas aumentam as plaquetas. Raramente, o baço é removido em pacientes com trombocitopenia grave.