casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Exames de sangue que mostram câncer

Os exames de sangue podem rastrear o câncer em pessoas saudáveis ​​e podem ajudar a diagnosticar o câncer em pessoas com sintomas da doença. Os exames de sangue também podem ser usados ​​para monitorar a resposta de uma pessoa aos tratamentos de câncer e detectar a recorrência do tumor. Os médicos procuram a presença de células cancerígenas no sangue ou marcadores tumorais, que são substâncias produzidas por um tumor cancerígeno.

Exames de sangue para rastrear o câncer

Exames de sangue podem ser usados ​​para selecionar pessoas saudáveis ​​para câncer . O antígeno específico da próstata às vezes é usado para o rastreamento do câncer de próstata, mas os níveis de PSA podem ser altos por outras razões além do câncer. A Sociedade Americana de Oncologia Clínica recomenda que o exame de PSA só deve ser feito em homens esperados para viver mais de 10 anos após discutir riscos e benefícios com seus médicos.

Alpha-fetoproteína é um marcador usado para rastrear o câncer de fígado em pessoas com alto risco de desenvolver a doença. As organizações diferem em suas recomendações para seu uso, devido à sensibilidade limitada do teste. A Academia Nacional de Bioquímica Clínica dos EUA recomenda o teste de AFP combinado com imagens de ultra-som. A Associação Americana para o Estudo da Doença Hepática recomenda o uso do teste AFP apenas quando um ultra-som não está disponível. Testes de sangue para diagnosticar o câncer

Testes de sangue combinados com outras ferramentas de diagnóstico são usados ​​para diagnosticar câncer em pessoas com sintomas da doença. O CA-125 é um marcador de tumor que pode ajudar a determinar se uma mulher tem câncer de ovário que pode se espalhar para outros locais. A Food and Drug Administration dos EUA aprovou o teste do CA-125 em combinação com outro marcador, chamado HE4, para estimar o risco de câncer de ovário em mulheres com crescimento ovariano. Testes adicionais são necessários para confirmar o diagnóstico.

O AFP pode ser usado para diagnosticar o câncer em pessoas que têm um tumor no fígado maior que 2 cm. Ao testar a AFP, uma biópsia hepática pode ser evitada. O teste de AFP não é recomendado para diagnosticar massas hepáticas menores que 2 cm.

Contagens completas de sangue e esfregaços de sangue são usados ​​para diagnosticar cânceres no sangue, como a leucemia. Estes testes detectam diferenças no número, tamanho e maturidade dos glóbulos brancos e vermelhos. Pessoas com leucemia geralmente têm um número elevado de glóbulos brancos. Quando examinados sob o microscópio, as células cancerígenas têm características que os distinguem dos glóbulos brancos normais. Testes sanguíneos para a recidiva do câncer Os exames de sangue podem ser usados ​​para monitorar a recorrência do câncer após o término da terapia. Após a cirurgia para o câncer colorretal, as pessoas são regularmente rastreadas para antígeno carcinoembrionário. Altos níveis de CEA podem significar que o câncer retornou.

O CA-125 pode ser medido após o tratamento do câncer de ovário. Níveis elevados podem significar que o câncer retornou. Alguns estudos sugerem que o teste de acompanhamento do CA-125 não é benéfico e pode levar à diminuição da qualidade de vida. O National Comprehensive Cancer Network afirma que o teste regular para o CA-125 deve ser opcional e discutido com um médico.

Homens com câncer testicular que tiveram tratamento são regularmente selecionados para AFP e gonadotrofina coriônica humana. Se os níveis de hCG são elevados, o câncer provavelmente retornou.

Considerações

Os testes de marcadores tumorais continuam sendo um foco de pesquisa sobre o câncer, enquanto cientistas e médicos buscam melhores métodos para a detecção precoce do câncer. Você deve sempre discutir a interpretação dos testes de marcadores tumorais com seu médico, porque muitos fatores podem afetar vários níveis de marcadores tumorais.