casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Suplementos para diverticulite

Numerosos suplementos podem ser benéficos no tratamento da diverticulite. De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, ou NIDDK, a diverticulite é a inflamação de um divertículo, ou bolsa, no trato digestivo, especialmente no cólon. A diverticulite é caracterizada por dor abdominal e cãibras e obstipação. Antes de tomar suplementos dietéticos para tratar sua diverticulite, consulte o seu médico para discutir os possíveis efeitos colaterais e dosagem adequada.

Fibra

A suplementação com fibra pode ser útil para tratar os sintomas associados à diverticulite. De acordo com MayoClinic.com, suplementos de fibra podem fazer suas fezes moles, o que pode aliviar a constipação. A constipação é um sintoma comum associado à diverticulite. Outros sinais e sintomas comuns de diverticulite incluem dor abdominal inferior esquerda, cólicas, náuseas, vômitos, febre e calafrios. MayoClinic.com afirma que, se você tomar suplementos de fibra, você deve beber muita água todos os dias, caso contrário, suplementos de fibra podem realmente piorar sua constipação. Antes de tomar suplementos de fibra para a diverticulite, consulte o seu médico para discutir possíveis efeitos colaterais e dosagem adequada. Pergunte ao seu médico se os suplementos de fibra irão interagir com qualquer medicação que você esteja tomando. Suplementos de fibras podem diminuir a absorção de certos medicamentos, incluindo aspirina, varfarina e carbamazepina.

Psyllium

Psyllium pode ser um suplemento dietético eficaz para diverticulite. A Universidade de Maryland Medical Center, ou UMMC, afirma que o psyllium, também conhecido como Plantago ovata, é um membro da família da banana e é usado principalmente como um laxante de formação de volume suave. Plantago ovata, a planta arbustiva da qual vem o psyllium, cresce em todo o mundo, mas é mais comumente encontrada na Índia. De acordo com o UMMC, cada planta pode produzir até 15.000 sementes, das quais a casca de psyllium é derivada. Embora o psyllium tenha sido usado para baixar o colesterol, ele também pode ser eficaz no tratamento de problemas intestinais, como a diverticulite. Dr. Sharol Tilgner, um médico naturopata e autor do livro "Fitoterapia do Coração da Terra", afirma que o psyllium é usado tanto para constipação e diarréia. Consumir uma dieta rica em fibras e tomar suplementos de psílio pode ser útil após um surto ou ataque de diverticulite. De acordo com Tilgner, é importante para você beber líquido adequado quando tomar suplementos de psyllium. Antes de tomar suplementos psyllium para tratar sua diverticulite, consulte o seu médico para discutir possíveis efeitos colaterais, interações medicamentosas e dosagem adequada.

Glucomanano

Glucomannan pode ser um suplemento dietético útil para o tratamento da diverticulite. De acordo com o Dr. Ray Sahelian, um médico, especialista em nutrição e autor, o glucomanano é uma fibra dietética solúvel em água que está se tornando popular nos países ocidentais. Glucomannan tem sido usado por pessoas no leste da Ásia há séculos para tratar uma série de queixas de saúde. O glucomanano, afirma o saheliano, é o principal polissacarídeo - um carboidrato complexo que compreende três ou mais moléculas de carboidratos simples unidas - obtidas dos tubérculos da planta Amorphophallus konjac. De acordo com um estudo de 2003 publicado por Giovanni Latella e colegas no “International Journal of colorretal disease”, a incidência de episódios de diverticulite pode ser reduzida tomando glucomanan, embora tomando glucomannon em conjunto com rifaximina - um antibiótico de amplo espectro e pouco absorvível. É ainda mais eficaz para reduzir a frequência de ataques de diverticulite. Antes de suplementar sua dieta com glucomanan, fale com seu médico para discutir possíveis efeitos colaterais e dosagem adequada.