casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Complicações C-seção

Uma cesariana ou uma cesariana é um procedimento cirúrgico no qual um bebê é entregue através de uma incisão na região inferior da barriga. Quando o parto vaginal não é possível ou há complicações envolvidas, que podem prejudicar a mãe ou o bebê, uma cesariana é realizada. Durante uma cesariana, uma raquianestesia é dada à mãe que a entorpece do peito aos pés. No entanto, a mulher geralmente está acordada durante a cirurgia. Embora uma cesariana seja um procedimento seguro, existem certos riscos que são mais altos após uma cesariana do que após um parto vaginal.

Infecções

Segundo MayoClinic.com, as infecções são uma complicação que pode acontecer depois de uma cesariana. A membrana que reveste o útero pode ficar inflamada e infectada. Isso é conhecido como endometrite. Esta condição causa febre, calafrios e dor nas costas e no útero. Há também um corrimento vaginal fétido. Antibióticos intravenosos são necessários para o tratamento dessa condição. Outra complicação é o desenvolvimento de infecções do trato urinário na bexiga ou nos rins. Infecção também pode ocorrer na ferida ao redor da incisão. Infecção nesta ferida pode causar a pele a abrir e liberar pus.

Coágulos de sangue

De acordo com MayoClinic.com, coágulos de sangue podem ocorrer após uma cesariana. MayoClinic.com diz que um coágulo de sangue pode se desenvolver dentro de uma veia, particularmente nas pernas ou nos órgãos pélvicos. Este coágulo de sangue também pode viajar para os pulmões e revelar-se perigoso para a vida da mulher. Os pacientes podem ter dificuldade em respirar e dor no peito.

Diminuição da função do intestino

De acordo com MayoClinic.com, diminuição da função intestinal é uma complicação que pode ocorrer após uma cesariana. A cesariana reduz o movimento dos resíduos através dos intestinos. Medicamentos dados para o alívio da dor também podem levar à constipação.

Dificuldade em respirar

MayoClinic.com afirma que os bebês que nascem por cesariana podem desenvolver um problema respiratório em que sua respiração se torna anormalmente rápida. Isso acontece durante os primeiros dias após o nascimento. Se a cesariana for realizada antes de 39 semanas de gestação ou antes que os pulmões do bebê se tornem maduros, aumenta o risco do bebê desenvolver problemas respiratórios, como a síndrome do desconforto respiratório após o nascimento.

Futuras gestações

Para MayoClinic.com, uma cesariana também aumenta os riscos de uma mulher desenvolver sérias complicações em futuras gestações. Estes incluem sangramento, placenta que cobre a abertura do colo do útero, que também é conhecido como placenta prévia, posições fetais anormais ou ruptura do útero ao longo da linha de incisão da cesariana, conhecida como ruptura uterina.