casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

Plasmodium Vivax Ciclo de Vida

Plasmodium vivax , um parasita da malária , é um parasita intracelular de sangue que pode afetar os seres humanos e outros vertebrados . Pertence à classe Sporozoa do filo Protozoa . Plasmodium vivax é um endoparasitas e está bem adaptado ao modo de vida parasitária . O ciclo de vida do Plasmodium vivax é complicado e é concluída em dois tipos diferentes de hospedeiros : definitivo e intermediário . Hospedeiros definitivos e intermediários

Um hospedeiro definitivo fornece alimentação para o parasita . Os seres humanos agem como hospedeiros definitivos , onde o ciclo assexuado occurs.An hospedeiro intermediário ajuda na transferência de um hospedeiro definitivo para o outro. Os mosquitos do gênero Anopheles ( somente feminino ) são os hospedeiros intermediários , onde o ciclo sexual occurs.The ciclo de vida do Plasmodium vivax é dividido nas seguintes etapas.
Pré- eritrocítica Ciclo

a inoculação ocorre quando uma fêmea infectada do mosquito Anopheles pica uma pessoa saudável de se alimentar de seu sangue, depois cuspir no local da picada ; numerosos esporozoítos entram na corrente sanguínea , juntamente com a esquizogonia saliva.Pre - eritrocítica acontece quando os esporozoítos primeiro ir para as células do parênquima do fígado e permanecer nele por cerca de sete dias. Durante este período, cada Sporozoa desenvolve em um esquizonte . Aqui eles se multiplicam para os primeiros quatro dias , e cerca de 12.000 merozoites são formados
eritrocitário Ciclo

Este ciclo é dividido nas seguintes etapas: . Trofozoíto Stage - Depois de entrar na corrente sanguínea, merozoites começar a invadir os glóbulos vermelhos ( RBC ) Signet Anel Stage - . Um vacúolo contrátil não aparece em seu citoplasma e cresce alimentando a substância da RBC . O núcleo é empurrado de um lado e parasita assume uma Stage appearance.Amoeboid de anel - O vacúolo desaparece eo parasita assume uma forma amebóide para representar este stage.Schizont Stage - por empurrar sua pseudopodia dentro do citoplasma de RBC , é alimenta-se a hemoglobina e aumenta o seu tamanho e forma a schizont.Merozoite Fase - o parasita não pode crescer em tamanho , mas sofre de multiplicação assexuada . O núcleo se divide para formar oito a 24 indivíduos filha e merozoites formulário.
Postar ou ciclo exo- eritrocítica

Nesta fase , eles podem continuar a produzir cerca de 1.000 exo - eritrocitários merozoites dentro do fígado , sem qualquer sintoma , e podem viver lá por alguns anos. Após esta fase dormente , eles podem voltar a ser contagiante. Estes merozoítos invadem tanto células do parênquima frescas ou hemácias.
Ciclo Sexual

O mosquito Anopheles fêmea toma uma refeição de sangue da pessoa infectada e, portanto, ingere duas formas sexuada e assexuada . As formas assexuadas em breve se tornar digerido e as formas sexuais sobreviver e se desenvolver . O ciclo sexual é dividido nas seguintes etapas : gametogonia , onde alguns dos esquizontes são modificadas para a reprodução sexual e os merozoítos resultantes , depois de entrar no RBC , não formam trofozoítos mas crescem lentamente e especializar -se como gamonts ou gametócitos . Existem duas formas de gametócitos totalmente crescidos - feminino ou macrogametócito , e masculinos , ou microgametocyte.Fertilization : O gameta masculino movendo ativamente é atraído pelo gameta feminino e se une para formar uma zygote.Sporogony : O zigoto se movendo ativamente move vibrantemente no interior do intestino médio , os orifícios através da parede da parede do intestino e trata de descanso sob o epitélio e a parede externa do estômago . Os zigotos que não conseguem obter abrigo na parede do estômago do mosquito se desenvolvem em ookinete . Ookinete secretar uma fina parede do cisto membranoso ; isso é conhecido como oocistos . O núcleo divide repetidamente e, finalmente, um grande número de esporozoítos em forma de foice são formadas a partir de um único oocisto . O oocisto rompe cerca de 10 dias a partir de sua formação e esporozoítos são liberados no hemocoele do mosquito ; depois, eles migram para a glândula salivar eo Anopheles fêmea torna-se infectado , permitindo -lhe para inocular o parasita na corrente sanguínea de pessoas saudáveis.