casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

Efeitos colaterais de gutkha

gutkha é uma mistura de ervas extremamente popular vendido em toda a Índia e exportados para alguns países. O produto - uma combinação de limão , tabaco, noz de betel , aromas e catechu - é usado por adultos e crianças como uma droga psicoativa suave. Alguns praticantes de Ayurveda (sistema de medicina tradicional indiana ) defendem o uso de gutkha como um tratamento para fadiga e depressão , eo produto também é vendido como um ambientador de ar. Infelizmente , gutkha está associada com vários efeitos secundários graves ; quase todos os médicos desaconselham o seu uso rotineiro . Carcinogenic

O efeito colateral mais grave associada ao uso prolongado gutkha um risco aumentado de câncer. Os Institutos Nacionais de Saúde relatam que noz de betel é suspeito de elevar o risco de câncer da gengiva, boca, garganta, pulmão, fígado, estômago, próstata e esôfago. Os alcalóides cancerígenos em noz de betel são feitas ainda mais perigoso pela inclusão de tabaco e cal em gutkha . Um risco elevado de câncer só foi documentada em pessoas que mastigam ou consomem gutkha em uma base regular - enquanto o uso ocasional está longe de ser ideal , não é susceptível de ter um efeito significativo sobre o risco de câncer de
Psychological

Em pequenas doses , noz de betel é apenas ligeiramente mais psicoativa que o café ou o tabaco de mascar . No entanto, em doses elevadas , pode causar um estado de cocaína tipo de intoxicação. Os sintomas de intoxicação gutkha incluem pupilas dilatadas , amnésia, psicose , confusão, dificuldade de raciocínio e euforia. Enquanto alguns usuários gutkha buscar o produto por causa de seus efeitos estimulantes , eufóricos , pode causar problemas psicológicos graves a longo prazo . Após o uso a longo prazo , muitos usuários se tornam dependentes para efeitos de gutkha sobre a química do cérebro . Os sintomas de abstinência incluem insônia , boca seca, amnésia , insônia, problemas cognitivos e fadiga.
Cardiovascular

Como a maioria dos estimulantes , gutkha pode afetar negativamente o sistema cardiovascular . Os Institutos Nacionais de Saúde alertam que noz de betel está associada a mudanças bruscas de pressão arterial , que pode levar a efeitos colaterais desagradáveis, como tontura e visão turva. Palpitações e arritmias cardíacas também são muito comuns em pessoas que usam gutkha em uma base de longo prazo e de curto prazo. Mais a sério, uso gutkha está associada a um risco elevado de dor no peito, ataque cardíaco e derrame . Gutkha devem ser evitados inteiramente por fumantes e qualquer pessoa com uma história de doença cardíaca .
Gastrointestinal

gutkha tem sido conhecido por causar muitos efeitos colaterais gastrointestinais. Náuseas, vômitos , refluxo ácido, dor abdominal e diarréia são comuns em usuários gutkha . Raramente, estes efeitos secundários podem ser tão graves que levam a um estado de desidratação com risco de vida , que podem necessitar de hospitalização . Os efeitos colaterais gastrointestinais pode durar várias horas , dias ou mesmo semanas após a ingestão de gutkha . Também tem sido conhecido por causar usuários a perder o controle dos intestinos e /ou da bexiga. Enquanto alguns praticantes de Ayurveda recomenda gutkha no tratamento da doença inflamatória intestinal, que é susceptível de agravar essas condições , em vez de melhorá-los.

Outros efeitos

Os Institutos Nacionais de dezenas de relatórios de Saúde de potenciais efeitos colaterais associados com noz de betel e fumo , dois dos principais componentes do gutkha . Gutkha é altamente tóxico para o fígado e os rins e pode causar flutuações de risco de vida de açúcar no sangue de pessoas com diabetes. É também freqüentemente provoca uma coloração avermelhada da gengiva, dentes e lábios. Menos comumente , os usuários gutkha rotina desenvolver uma tez amarelada. Embora gutkha é utilizado por crianças , ele é considerado perigoso para os menores de 18 anos de idade ; seus efeitos tóxicos também torná-lo contra-indicado para mulheres que estão grávidas e enfermagem.