casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

A História da Radon

O radão é um elemento radioativo ou gás que é liberado pelo decaimento do rádio ( uma substância encontrada no solo e rocha ), que é em si produzido pelo decaimento do urânio . É incolor , inodoro e insípido , no entanto, é conhecido por ser muito prejudicial em grandes concentrações . Embora tenha sido em torno desde a Terra se formou, o radão não foi descoberto até o século 20. Perigos antes da descoberta

Cientistas séculos determinaram mais tarde que as pessoas sofreram de exposição ao radão em épocas anteriores. Mineiros no que é hoje a Áustria morreu relativamente jovem , como resultado de exposição a ele. Em 1530 , o médico suíço Paracelso ( 1493-1541 ) identificou a causa da morte como uma "doença desperdiçar ", e cientista alemão Georg Agricola ( 1494-1555 ) sugeriu que as minas ser ventilado para proteger mineiros.

Descoberta

Nova Zelândia químico e físico Ernest Rutherford ( 1871-1937 ) eo físico alemão Friedrich Ernst Dorn ( 1848-1916 ) de crédito ação para descobrir radônio. Em 1900, Dorn publicou um artigo que foi inspirado por trabalhos anteriores que Rutherford tinha feito no tório elemento radioativo , verificando que, assim como o tório , o rádio emitia um gás. Rutherford confirmou o trabalho de Dorn , e acrescentou que a emissão de radônio --- --- qualificado como um novo elemento , um radioativo ao lado de outros, como o tório , rádio e urânio.
O gás mais pesado

Em 1910 , os químicos Sir William Ramsay ( 1852-1916 ) e Robert Whytlaw - Gray ( 1877-1958 ) foram capazes de isolar radônio e estudar as suas propriedades físicas, como densidade e peso. Eles concluíram que o radão é o mais pesado de gás conhecida .

Perigos Hoje

Radon é conhecido por causar câncer de pulmão em altas concentrações . É um perigo não apenas restrito a minas , já que algumas casas foram construídas no início do século 20 com materiais contaminados com radônio . O Departamento de Saúde Virginia realizou uma pesquisa em todo o estado de 800 casas em 1986 , descobrindo que aproximadamente 12 por cento das casas teladas tinham níveis de radônio acima de 4 picocuries por litro, que é o nível de ação recomendado da Agência de Proteção Ambiental dos EUA ( EPA) . Radon também é liberado naturalmente no solo e podem migrar para a sua casa .
A Família Watras

Um caso extremo dos efeitos adversos de radônio é a do Watras família. Parade Magazine publicou uma reportagem em 1990 sobre a experiência da família em 1984 Coordenador de construção Stanley Watras visitou a seção de detecção de radiação do Pottstown, Pensilvânia, fábrica onde ele trabalhava , e descobriu através de um monitor lá que ele tinha altos níveis de radiação . - tão alta , ele descobriu mais tarde , que seu corpo inteiro estava contaminada . Desde Watras não trabalhar diretamente com a radiação, a contaminação foi chocante para ele. Quando foi determinado que ele veio de sua casa em Boyertown, Pensilvânia, Watras mudou com sua família para um motel, em seguida, uma casa alugada , há quase um ano , enquanto que o Philadelphia Electric Company desenhou radon fora da casa. A quantidade de radônio em casa Watras era mais ou menos equivalente a ter mais de 400 mil radiografias de tórax por ano.