casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

Por que é considerado perigoso Radon

? Radon é um , inodoro, insípido gás radioativo invisível. Ela ocorre naturalmente no solo como um subproduto do decaimento radioativo do rádio , e pode entrar nas casas através de rachaduras em paredes e pisos, espaços ao redor tubagens e condutas , e até mesmo através do abastecimento de água. Radon tem uma meia- vida relativamente curta ( aproximadamente 3,8 dias) , mas representa um risco para a saúde quando se torna concentrada em espaços vivos , devido à pouca ventilação. Ocorrência

Radon ocorre naturalmente em todas as áreas do mundo. Algumas áreas de maior risco de contaminação de radônio devido a altas concentrações de elementos precursores no solo.

Todas as casas representam um risco de exposição ao radão . Nas casas mais antigas , rachaduras nas paredes ou fundação , espaços de rastreamento, e das águas subterrâneas que entram no porão pode permitir que o gás radônio no edifício, mas até mesmo novas casas podem estar em risco . A construção de novos edifícios apertado pode prejudicar a ventilação adequada , permitindo que o radão a se acumular no ar.
Radioatividade

Radon não é um problema de saúde quando naturalmente disperso no ambiente , mas torna-se perigoso quando inalado ou ingerido .

Como um átomo de radônio decai , emite radiação, incluindo partículas alfa, uma forma de alta energia da radiação com uma pequena faixa de absorção. Fora do corpo , a radiação alfa é relativamente inofensivo. Quando dentro do corpo, no entanto, estas partículas radioativas curto alcance podem danificar as células do tecido , aumentando o risco de câncer.
Risco de Câncer

De acordo com o Cirurgião Geral dos EUA , a exposição a longo prazo ao radão representa um risco de câncer de pulmão perdendo apenas para o tabagismo . Este risco é ainda maior em crianças , idosos e aqueles com sistemas imunológicos comprometidos .

A EPA determinou que a exposição ao radão é particularmente perigoso para os fumantes . Tabagismo e exposição ao radão são mostrados para ter um efeito sinérgico , aumentando o risco de desenvolvimento de câncer mais do que fumar ou radônio exposição separadamente.

Testes

testes de radônio são baratos ( $ 10 a US $ 20 a partir de 2010 ) e amplamente disponível. A maioria das lojas de hardware transportar kits de teste , que são fáceis de usar. Geralmente, o teste consiste em um detector que é exposta ao ar em sua casa durante vários dias , após os quais você enviar o teste a um laboratório para análise.

O departamento de saúde local pode ajudar os proprietários com detalhes de teste, ou encaminhá-los para um serviço de teste profissional.
mitigação

Se um teste determina que a sua casa tem níveis elevados de radônio , reduzindo a concentração de radão ( mitigação) é o curso de ação para assegurar um ambiente de vida seguro. Em todos os casos , um profissional contratado é necessário para executar o trabalho corretamente.

Contractors selar fissuras em paredes e fundações e bombas tampa de cárter e tubos de drenagem para impedir radônio de entrar na casa . Eles também podem instalar um sistema , vulgarmente conhecido como " bomba de radônio ", para ventilar o gás radônio de porões , dispersá-lo no exterior, ao nível do tecto , onde não apresenta riscos para a saúde . Além disso, um fluxo de ar fresco será fornecido para as salas afetadas.