casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

Fatores que afetam a eficácia de um desinfetante

Desinfetantes desempenhar um papel importante em nossas vidas diárias , devido à melhor compreensão do controle de doenças e prevenção. Isso se aplica a residências e locais públicos , especialmente hospitais. Os vários tipos de desinfetantes e microorganismos que se destinam a matar pode, entretanto, ser afetado por fatores externos. Isto pode afectar o resultado do processo de desinfecção . A concentração e potência de Desinfectantes

Na maioria dos casos , a eficácia de um desinfectante é melhorada se a sua concentração em aumento . Uma concentração mais forte deve também reduzir a quantidade de tempo necessária para matar os microorganismos , assumindo que todas as outras variáveis ​​se mantêm constantes. Iodóforos , preparações contendo iodo e um agente solubilizante que liberam iodo livre quando ele está em uma solução, são os únicos desinfetantes para que esta teoria não se aplica.
Temperatura

a maioria dos desinfectantes aumentar a sua actividade quando a temperatura é aumentada . Este método de aumentar a eficácia de desinfectantes deve , contudo , ser abordado com cuidado . Alguns desinfetantes não aumentar a atividade em temperaturas elevadas e um aumento na temperatura pode também levar a todos o degradante desinfetante , reduzindo o seu efeito.

Níveis de pH

Aumento dos níveis de pH pode levar a dois resultados . A molécula de desinfectante ou a superfície da célula podem ser alteradas por um aumento dos níveis de pH . Em alguns desinfectantes , tais como compostos de amónio quaternário e o glutaraldeído , o aumento do pH melhora a capacidade do desinfectante para matar os microrganismos . Em outros desinfectantes , incluindo hipocloritos , fenóis e iodo, o efeito do desinfetante é reduzido por um aumento no pH .
Água Dureza

Os altos níveis de minerais presentes em água dura , tais como cálcio e magnésio , podem reduzir a eficácia de um desinfectante . Isso acontece porque precipitados insolúveis são produzidos quando o desinfetante interage com minerais de água dura.
Duração da Exposição

O tipo de desinfetante e ao tipo de germe que pretende para matar pode influenciar o comprimento mínimo de tempo necessário para um microrganismo a ser morta por um desinfectante . Como regra geral , quanto mais tempo um desinfetante está em contato com um contaminante , maior a chance de o microrganismo será morto .
Resistência dos microorganismos

os microorganismos desinfetantes são projetados para matar variam muito em níveis de resistência intrínseca. Um factor que fornece os contaminantes com um nível de resistência é a natureza da sua estrutura . Por exemplo, os esporos têm um revestimento e do córtex que age como uma barreira para desinfetantes. As micobactérias também podem evitar a entrada de desinfecção , pois têm uma parede celular ceroso . Microorganismos mais resistentes requerem concentrações mais fortes de desinfetante e um longo período de exposição a ele
biofilmes

A produção de biofilmes - . Massas grossas de células e materiais extracelulares - - também pode proteger os microrganismos contra os efeitos dos desinfectantes . Estas comunidades microbianas são difíceis de remover das superfícies a que se ligam firmemente . Os micróbios dentro destas massas podem ser resistentes aos desinfectantes em muitos aspectos , incluindo a produção de enzimas de neutralização , a variação genotípica bacteriana e alterando características fisiológicas , tais como pH . As bactérias podem ser até mil vezes mais resistente a desinfetante quando ele está em um biofilme do que seria em suspensão.