casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Propriedades de iodo 131

Iodo 131 é uma versão radioativa do iodo que é criado durante reações nucleares . Ele pode ser prejudicial para as pessoas que estão expostas a altas doses do mesmo. É radioativo por apenas um curto período de tempo, o que permite que os médicos às vezes usam isso para determinado teste médico e tratamento. Definição

iodo 131 é um isótopo , ou versão instável , de iodo que é criado quando uma reação nuclear divide os átomos de outros materiais radioativos como o urânio . Um átomo de iodo 131 tem um número desequilibrado de partículas em seu núcleo , o que torna emitem radiação até que as partículas suficientes romper eo iodo estabiliza .
Comportamento

Iodo 131 tem uma meia - vida de oito dias, o que significa que cada oito dias , metade de uma dada amostra deixa de emitir radiação . Dentro de 80 dias, apenas um por cento de uma amostra é ainda radioactivo , que é considerada segura . Como o iodo regular, iodo 131 pode ser rapidamente absorvidos pelo corpo humano . A glândula tireóide utiliza o iodo para criar dois hormônios essenciais que regulam o metabolismo do corpo. Riscos
Saúde

Como a tireóide irá absorver ativamente todas as formas de iodo, iodo 131 pode ser perigosa , especialmente para as crianças . Se a tiróide absorve uma grande quantidade do mesmo , o iodo 131 irá atingir o corpo com uma grande explosão de radiação . Isso pode causar problemas de saúde a longo prazo, como câncer de tireóide.
Médico usa

Em quantidades moderadas , o iodo 131 pode servir várias funções médicas importantes. É um tratamento eficaz para a tireóide hiperativa , onde a glândula está produzindo muitos hormônios . Os médicos podem colocar o iodo 131 para dentro do corpo , em quantidades suficientes para destruir a maioria ou a totalidade da tiróide . O paciente , então tem que tomar comprimidos de tireóide para o resto de sua vida. Os médicos também usam iodo 131 em testes de diagnóstico . Porque ele é facilmente absorvido pelo corpo e emite radiação , os médicos podem usar iodo 131 em dispositivos de imagens médicas que podem ver o material que passa através do corpo. Os médicos podem ter uma imagem do que está acontecendo no corpo , observando os caminhos a radiação toma. Enquanto os médicos usam apenas vestígios de iodo 131 neste procedimento , é na sua maioria inofensivos .
Proteção emergência

Durante um desastre nuclear, uma usina de energia pode liberar grandes quantidades de iodo 131 para a atmosfera . Este material radioativo vai trabalhar rapidamente o seu caminho para o fornecimento de alimentos e de água local e pode ser inalado também. Para evitar que o organismo de absorver isso , as pessoas podem tomar comprimidos de iodo. Se o corpo não tem suficiente iodo inofensivo em seu sistema, ele não vai absorver o iodo 131.