casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Mineração na Amazônia

América do Sul é rica em recursos naturais e mineração e minerais compõem uma grande parte da economia da região . Mineração na Amazônia tornou-se mais prevalente nas últimas duas décadas como depósitos minerais montanha da região esgotados . A Amazônia detém jazidas minerais e grandes líderes da América do Sul , ansioso para definir seus países no caminho do desenvolvimento , tem concedido os direitos de mineração de milhares de hectares de floresta tropical. Recursos
A região amazônica da América do Sul é rica em recursos minerais. As atividades de mineração

na Amazônia ocorrem nos países da América do Sul do Peru , Colômbia , Bolívia, Equador , Venezuela e Brasil . Segundo o Departamento de Estado dos EUA , "O Peru é o maior produtor mundial de prata , a segunda em zinco e terceiro de cobre e estanho. " As exportações de minério respondeu por 63 por cento das receitas de exportação do Peru , em 2008. Colômbia é o quinto maior país exportador de carvão do mundo, e também abriu recentemente a Floresta Amazônica para ouro, prata , cobre e molibdênio mineração . Minas brasileiras grandes depósitos de ferro e manganês . Brasil de níquel, estanho , bauxita , berílio, cobre, chumbo, tungstênio , zinco e ouro são considerados quase esgotada . Outras exportações mineiras importantes para a região amazônica incluem prata , esmeraldas e diamantes.

Benefícios
mineração é importante para as economias sul-americanas .

Mining torna -se uma grande percentagem das economias dos países da América do Sul , gerando receitas para projetos públicos e infra-estrutura . Recursos minerais da América do Sul dar à região uma posição favorável no cenário econômico mundial e influência sobre políticas comerciais globais. A indústria de mineração também aponta que, embora seja criticado por danos ao meio ambiente ", a flora e fauna originais de grande parte das terras envolvidas na mineração é restaurada uma vez que as operações de mineração cessaram, " de acordo com a Associação Europeia de Alumínio (EAA ) .

Ambiente
A Amazônia contém mais da metade de todas as espécies de aves que ocorrem na América do Sul .

Mineração da Amazônia provoca grande degradação ambiental. As florestas tropicais são alguns dos biomas de maior biodiversidade e mais frágeis do mundo. O desmatamento ocorre como resultado de remover a crosta da floresta para expor os depósitos minerais. Enquanto as empresas de mineração se vangloriar restauração florestal , a conversão de áreas de mineração de volta aos verdadeiros florestas tropicais é difícil; grande parte do ecossistema original está perdido. O solo ea contaminação da água são outras consequências ambientais da mineração .
Cultura
Mineração ameaça o estilo de vida de subsistência tradicional das comunidades amazônicas .

Mineração na Amazônia afeta as pessoas que dependem dos recursos da floresta para sua subsistência . De acordo com o Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais ", projetos de mineração na Amazônia em perigo a própria sobrevivência das comunidades locais , pois as operações de mineração contaminar rios , diminuir flora e fauna nativas , e restringir o uso dos recursos naturais por habitantes ancestrais da região. " Água e contaminação do solo tornam impossível para as comunidades para o cultivo , colocando em risco severamente o estilo de vida de subsistência das comunidades amazônicas.
Regulamento

Enquanto os governos sul-americanos têm, tradicionalmente, concessões generosas a empresas estrangeiras de mineração e as leis que proíbem até mesmo revogados práticas de mineração em áreas nacionais protegidas da vida selvagem , alguma regulação protetora existe. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos ajuda a proteger os direitos das comunidades indígenas ameaçadas pela mineração e outras práticas destrutivas. Convenção 169 aprovada pela Organização Internacional do Trabalho ", estabelece um sistema de proteção e de consulta sobre os mecanismos de leis, projetos e políticas que afetam as terras dos povos indígenas ", segundo a agência de notícias InterPress Service (IPS ) .