casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Ferramentas de Avaliação de Impacte Ambiental

Uma Avaliação de Impacto Ambiental (EIA), uma declaração sobre as conseqüências ambientais de projetos específicos , como a construção civil ou a operação de uma fábrica, tornou-se um método cada vez mais comum e útil para determinar a adequação ambiental de um projeto. Embora os formatos variam um pouco de organização para organização , o aumento da regulamentação do governo exigindo a conclusão do EIA e institui determinados requisitos para a avaliação tem gerado uma série de melhores práticas e ferramentas comuns aos EIAs mais eficazes . Método Matrix

Matrix métodos, geralmente com base na "matriz de Leopold , " organizar as ações do projeto e áreas impactadas em uma matriz (planilha eletrônica) para a comunicação visual simples de impactos do projeto . Áreas potencialmente impactadas , como " flora ", " qualidade da água " ou " de prevalência de doenças respiratórias ", são organizados na primeira coluna da matriz , enquanto as ações do projeto , como " compensação chão " ou " operação de guindaste, " são colocados em a linha de título . A matriz é então preenchido com o impacto esperado de cada ação em cada área na célula onde os dois se encontram . Por exemplo, um empreiteiro iria preencher o impacto de uma ação como compensação chão , preencha a coluna sob o título , fazendo referência a cada impacto para uma área específica eo nível de impacto. Clearing terra poderia ter um grande impacto sobre a flora locais, mas impacto insignificante sobre a prevalência de doenças respiratórias. O resultado é um formato visual que demonstra rapidamente as ações com maior impacto em termos ( pelo número de células preenchidas em cada ponto ) e os parâmetros mais afetados (pelo número de células preenchidas na linha ) .


método Batelle

O método Batelle é uma abordagem mais quantitativa para EIAs . Os impactos ambientais , como a " poluição da água " ou " poluição sonora ", são organizados em categorias. Cada impacto é, então, dado um conjunto de indicadores que também serve para determinar a importância relativa do impacto na avaliação. Se a poluição da água é uma preocupação especial para o estudo, por exemplo , teria uma série de indicadores , como oxigênio dissolvido, poluição microbiológica ou concentração de mercúrio . Cada um destes indicadores é, então, dado um valor numérico correspondente à sua importância , essencialmente uma unidade de qualidade ambiental determinada por cada indicador. A avaliação determina o aumento ou a diminuição em cada um desses valores causados ​​pelo projeto , produzindo um valor numérico de base da qualidade ambiental antes do projeto e um novo valor numérico da qualidade ambiental após o projeto para avaliar o seu impacto ambiental.


Listas

Muitas vezes usado para projetos menores ou mais urgentes , os formatos de lista de verificação são EIAs que servem para guiar ou um EIA maior ou estabelecer rapidamente que certos requisitos mínimos de ter sido abreviado satisfeitas antes de o projeto seguir adiante . As listas de verificação pode funcionar como uma opção rápida permitir, criar uma lista dos mais importantes as melhores práticas ambientais relevantes para o projeto específico e fazer a aprovação do projeto condicionada à sua reunião cada um dos critérios e, portanto, presumivelmente, ter um impacto ambiental mínimo .
Software Listas , no entanto, não pode antecipar as complexidades de projetos maiores e raramente são usados ​​para projetos que envolvem uma mudança em grande escala no meio ambiente.

Dada a complexidade de parâmetros ecológicos e sociais considerados pela maioria dos EIAs , muitos autores EIA optar por usar o software que avalia automaticamente o impacto de certas acções realizadas em determinadas áreas. Este software inclui configurações ambientais, tais como " wetlands ", " florestas " ou " áreas urbanas ", e os usuários de entrada um conjunto de ações a serem realizadas na área , como a " demolição ", " abrindo " ou " construção". O software então calcula automaticamente o impacto sobre o meio ambiente selecionado pelo usuário das ações que o usuário escolhe , gerando um EIA completo do projeto. Soluções de software , no entanto, muitas vezes são incapazes de antecipar as particularidades muito específicas de cada situação.