casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Os efeitos a longo prazo do acidente de Chernobyl

Em 26 de abril de 1986, uma explosão rasgou o núcleo de um reactor nuclear - um RBMK soviético -design , um dos maiores do mundo para o seu tempo - em Chernobyl , na Ucrânia. Mortais nuvens radioativas foram libertadas que flutuava ao vento e contaminou grandes áreas. Em 2003, as Nações Unidas e os governos dos três países mais severamente afetados - Rússia , Bielorrússia e Ucrânia - formado o Fórum Chernobyl , cujo relatório de 2005 é considerado pela maioria dos governos e organizações científicas tradicionais como a avaliação definitiva da longa efeitos a longo prazo nos 20 anos seguintes ao acidente . Estas conclusões são contestadas como sendo incompleta , no entanto, pelo Greenpeace e outros grupos de ativistas do meio ambiente. O cancro de tiróide

câncer de tireóide na infância é uma das principais conseqüências para a saúde a longo prazo do acidente de Chernobyl . O iodo radioativo encontrado o seu caminho para o ambiente e , em seguida , através de animais leiteiros , para o leite que foi consumido por crianças. O iodo concentra naturalmente na tireóide , por isso os cânceres de tireóide cravado após esta exposição. O Fórum Chernobyl relata que , até 2002 , de quatro mil casos de câncer de tireóide foram diagnosticados em pessoas que eram crianças na época do acidente, e que Chernobyl é a causa provável da grande maioria destes cancros .

os cânceres não- tireóide

é muito difícil diferenciar cientificamente entre tipos de câncer, incluindo a leucemia , causada pela radiação de Chernobyl e as devidas a outras causas. O parecer do Fórum Chernobyl é que , até 2002, o acidente causou cerca de quatro mil mortes por câncer. Cem mil outras mortes relacionadas ao câncer devido a outras causas foram documentados no mesmo grupo da população para o mesmo período de tempo . A análise incluiu os grupos mais altamente expostos , como os trabalhadores de resposta a emergências e os residentes nas imediações da usina . Um relatório do Greenpeace 2006 afirma que na Rússia, Bielorrússia e Ucrânia, as mortes por câncer de reais atribuíveis a Chernobyl totalizaram 200.000.

Outros efeitos à saúde

Evidências médicas claramente mostra que uma consequência do acidente de Chernobyl foi o desenvolvimento de cataratas nos olhos das crianças e dos trabalhadores de resposta de emergência . Não há diminuição da fertilidade, em homens ou mulheres , foi notada. Houve um aumento de deformidades congênitas em crianças nascidas nos anos seguintes ao acidente, mas o Fórum Chernobyl afirma que as deformidades não foram o resultado de exposição à radiação. Muitas pessoas também foram traumatizados pela ansiedade geral sobre a sua saúde e as tensões causadas por deslocamento após o acidente ; estes podem ter causado problemas psicológicos a longo prazo.
Efeitos Ambientais

Chernobyl contaminou terras agrícolas , bem como as florestas e cursos de água. Leite Dairy foi imediatamente contaminada por iodo radioativo e, mais tarde , como outros radioisótopos penetrou no solo , por isso foram: hortaliças . A contaminação radioativa é encontrada em maior concentração nas florestas do que nas fazendas . Líquenes facilmente absorver material radioativo e, consequentemente , em alguns países escandinavos , a rena que se alimentam de líquen , assim como os povos indígenas Sami que os caçam , foram encontrados para ser contaminados pela precipitação Chernobyl.