casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | preparação para Emergências |

Quais são as causas das vibrações durante um terremoto

? Terremotos resultam do acúmulo de energia e liberação repentina de placas tectônicas na crosta da Terra. Vulcões , por vezes, produzir terremotos. Quando duas placas tectônicas opostas convergem em uma área de grande culpa e a pressão se torna muito grande, eles deslizam sobre ou sob o outro com uma quebra súbita e violenta . A ruptura pode acontecer perto ou sob a superfície da Terra e se estendem por centenas ou milhares de quilômetros. A força de ruptura viaja através da crosta ou rocha , provocando agitação e vibração. Vibrações do terremoto envolvem ondas de choque , as condições do solo e outros fatores. Quebra inicial

O primeiro efeito desencadeamento de vibrações em uma margem ou do tipo de falha do terremoto começa com a súbita liberação de energia quando duas placas tectônicas separe . Se o terremoto acontece em um ambiente submarino, ele desloca grandes volumes de água , bem como transmite energia para a base do fundo do mar . Explosões vulcânicas começar vibrações com uma onda de choque primária que irradia para fora de sua fonte. O processo de todos terremoto ou vibrações vulcânicas induzidas começa com ondas de choque pressão irradiando para fora do " foco ", ou origem exata .

Ondas P

P- ondas , ou ondas primárias ( primeiras ondas) , compartilham características idênticas às ondas sonoras. Eles são de comprimento de onda curto , ondas de alta frequência, que se deslocam no sentido longitudinal . Eles podem viajar através de líquidos e sólidos . Quando o solo é puxada para trás e para a frente , que esmaga o material sólido em conjunto e puxa-o para além , o que faz com que pequenos movimentos do solo sob a forma de vibrações de onda P - . Ondas P podem tornar-se refletida ou refratada , o que significa que eles podem mudar seu padrão de onda . Eles às vezes pode evoluir para ondas S .

Ondas S

ondas S , chamados de ondas secundárias , chegam depois das ondas P , porque eles viajam mais lentamente . S- ondas têm comprimento de onda curto e altas frequências semelhantes às ondas P , mas eles não viajam no sentido longitudinal , mas mover-se transversalmente através do material . As ondas S não pode viajar através de um líquido . Ondas S deixam evidências sobre a superfície da Terra na forma de esgrima torcida , curvo trilhos e construção de paredes que substituíram os lados. Ondas S transformar objetos e partículas de 90 graus para a direção da onda .

L- Ondas

L- ondas, chamadas de ondas de superfície , têm comprimentos de onda longos e baixa frequências. Eles se originam perto do epicentro do terremoto e só pode mover-se através da crosta em seu perímetro externo . Desde que residem perto da superfície , eles produzem a maior parte dos danos em edifícios e outras estruturas . Eles exibem movimentos que lembram as ondas do oceano , apenas o movimento do solo torna-se circular, forçando-o a subir e descer. Combinado com incêndios, tsunamis e deslizamentos de terra , as características prejudiciais da L- ondas representa a maior parte do dano à propriedade e perda de vidas em terremotos.

Tipos de Solo

A tipo de solo sobre o qual as estruturas foram construídas afectar a sua capacidade de resistir a vibrações , ou sucumbir a vibração excessiva e falhar. As mais lentas ondas S representam a onda de choque mais perigoso para os solos e causam as vibrações mais pesadas e mais prolongados em materiais soltos . Esses materiais incluem lama, silte , cascalho, areia e enchimento artificial. Estes tipos de materiais contêm vagamente estruturas compactas , com pouca ou nenhuma adesão à rocha circundante. Alicerce Mesozóica , que data 64000000-245000000 anos e algumas rochas vulcânicas e pedra fundamental franciscano tem melhor resistência a agitação e vibração. Com os solos compactados looser , as vibrações serão mais perceptível e duram mais.