casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | comunidade |

Psicologia Evolutiva e Comportamento Agressivo

psicologia evolutiva é um ramo relativamente novo no âmbito das ciências comportamentais , tendo bases formais começando na década de 1970 . Enquanto Darwin ofereceu a base para a psicologia evolutiva em sua teoria da evolução , ele em grande parte focado em adaptações biológicas resultantes de pressões evolutivas . A teoria da evolução , em paralelo , aborda as adaptações psicológicas tais como a língua , a seleção sexual e agressão. Agressão, como um comportamento psicológico , é um acto destinado a causar dano físico , mental ou social, particularmente entre os membros da mesma espécie . Embora muitas vezes pensamos de comportamento agressivo, como violência física , os psicólogos também considerar casos de natureza mais sutil. Por exemplo, usando rumor de danificar outro de reputação e ridículo público são as duas formas de agressão social. Em Grupo Agressão

grupo e mesmo espécies agressão é considerada um componente e uma ferramenta central para redes sociais e determinação do estatuto . Robert Wright, em seu livro " O Animal Moral ", descreve as nossas ferramentas de ascensão social como , " visando , quer a família , que compartilham nossos genes , pelo não-parentes do sexo oposto que pode ajudar a embalar os nossos genes para embarque para o próximo geração , ou pelo não-parentes de ambos os sexos que parece provável para retornar o favor. "

Aqueles que não podem ou não atender a esses critérios são muitas vezes encontrou-se com níveis crescentes de agressão, por vezes, para evitar que outras pessoas alterem um estado atual do indivíduo , outras vezes para remover ou capturar o status social de um oponente .
Out- Grupo agressão

Survival é uma fonte primária de agressão entre os membros da diferentes espécies . Também é visto como uma fonte para o comportamento cooperativo e altruísta entre os da mesma espécie , resultando em comportamentos, como mentalidade de rebanho eo ato aparentemente altruísta de sacrificar -se em defesa de outros.

A psicologia de out- grupo agressão também explica as interações entre os membros da mesma espécie encontrados em diferentes subgrupos , reais ou imaginários . Por exemplo, o racismo ea guerra pode ser parcialmente entendida pelos mesmos componentes psicológicos que governam o grupo agressão , fundada nos instintos de sobrevivência e preservação dos recursos .
Agressão e Altruísmo

altruísmo é frequentemente considerada como desinteresse cultural e social de um indivíduo. A teoria da evolução , no entanto, descreve-o como um sistema de comportamentos que pode não aparecer para beneficiar diretamente o indivíduo altruísta , mas , na realidade , a ajuda no sentido evolutivo .

Robert Trivers , em seu artigo de 1971 " The Evolution de altruísmo recíproco ", delineou a agressão como um dos muitos" adaptações importantes para regular o sistema altruísta. " Ele faz isso por persuadir os outros para o comportamento social mutuamente rentável

Por exemplo, Wright explica : "Se palavra de sua honra feroz fica em torno , de modo que uma única briga sangrenta impede dezenas de vizinhos de enganar você . - mesmo ligeiramente e, ocasionalmente -, então a luta valeu a pena o risco. " O resultado é um altruísmo recíproco , em que cada participante respeite a honra dos outros, mantido sob controle através implícita e real agressão.
Sexo Agressão

psicologia evolutiva prevê diferentes estilos de agressão com base no sexo , especialmente no tocante aos papéis sexuais. Na maioria dos casos , os machos tendem a agressão direta e violência física , enquanto as fêmeas são capazes de envolver-se em formas mais sociais e indiretos. Estas diferenças são explicadas , principalmente como resultado de , o investimento sexual baseada no género.
Seleção Sexual e Investimento

Normalmente , os machos podem gerar prole numerosa com base no número de fêmeas com as quais eles têm acesso sexual . Portanto, a agressão masculina beneficia um indivíduo , limitando e impedindo o acesso sexual de outros machos para o conjunto disponível de fêmeas.

As fêmeas , por outro lado, tem um investimento muito maior na reprodução. Individualmente , uma fêmea pode produzir um número limitado de descendentes , a qualquer momento . Como resultado , as fêmeas se beneficiar por meio de cruzamentos com os machos mais fortes e mais engenhosos e sucesso muitas vezes requer sociais, em vez de física , agressão.