casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Lidar com a Doença Mental |

Ferramentas Para Psicopedagogia

Psicopedagogia é uma forma de educar os indivíduos e suas famílias sobre questões de abuso de saúde ou substância mental . A psicoeducação geralmente se concentra em ajudar as pessoas a compreender melhor as questões para as quais eles estão recebendo ajuda. Por exemplo , a psicoeducação para uma pessoa que está em tratamento para problemas de abuso de substâncias enfoca o processo de dependência e recuperação, os aspectos biológicos do vício e formas de prevenir a recaída. Indivíduos

Para os indivíduos , a psicoeducação funciona melhor quando ele é usado como parte de um plano global de tratamento . Embora não seja em si um método de tratamento , ajudando a pessoa a aprender sobre seus próprios problemas de abuso mentais, emocionais e comportamentais ou substância pode ser extremamente benéfico . Ferramentas para psicoeducação indivíduo pode incluir a educação direta, onde um clínico ensina o cliente; o uso de materiais de leitura , como folhetos ou livros que dão um fundo sobre a questão ; e vídeos educativos .

Famílias

psicoeducação Família pode ser oferecido como um grupo, para os membros da família em geral, ou como parte da terapia de família. Educar os membros da família sobre a doença e tratamento de um indivíduo pode ser parte do plano de tratamento do indivíduo e muito benéfico. Por exemplo, uma criança em um ambiente residencial que será eventualmente voltar para casa vai fazer muito melhor em um ambiente onde seus pais entender seus problemas de saúde mental , os seus medicamentos e as razões por trás seus comportamentos. Psicopedagogia com as famílias que se concentra conhecimento específico nestas áreas ajuda a tratar toda a pessoa e dá ao indivíduo uma melhor chance de evitar a recaída.


Casais

psicoeducação podem também ser usado como um instrumento útil na terapia de casais . Para os casais , a compreensão da socialização de gênero e condição cultural pode ser a chave para a compreensão de seus próprios desafios de relacionamento. De acordo com a terapeuta Leo Gorelkin na edição dos Anais da American Association Psicoterapia outono de 2007 , integrando a psicoeducação em sessões de terapia de casais pode ser parte integrante do processo terapêutico. Por exemplo, um terapeuta pode perguntar casais sobre exemplos concretos de como eles se comunicam , ou onde ocorrem falhas de comunicação , e usar essa conversa para educar os casais sobre como suas crenças sobre os papéis de gênero estereotipados podem levar a esses problemas

Grupos

Os grupos podem ser uma boa maneira de oferecer psicoeducação aos clientes. Os grupos têm a vantagem de veicular a informação para várias pessoas ao mesmo tempo, e também dando os membros do grupo a oportunidade de fazer perguntas e ajudar a educar os outros em certas questões a ver com a sua saúde mental ou o processo de recuperação . Em grupos, um facilitador , geralmente um clínico de saúde mental, pode usar várias técnicas para transmitir informações . Por exemplo, ela pode decidir ensinar o grupo , em um formato de sala de aula, ou ela pode ter discussões abertas com os membros do grupo em torno de um tema específico. Um grupo de recuperação de substância pode ter uma discussão facilitada em que tipos de situações "gatilho" o seu uso e formas de lidar . Nessa conversa , o facilitador é capaz de integrar o conhecimento sobre o porquê de certos gatilhos são comuns e como evitá-los .