casa | | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Geral Setor de Saúde |

Sobre o Cérebro ressonância magnética

exames de ressonância magnética do cérebro tornaram-se a ferramenta de diagnóstico de escolha para muitos médicos quando se trata de cérebro e distúrbios do sistema nervoso . Uma ressonância magnética é geralmente considerado mais preciso e mais seguro do que outros tipos de exames , permitindo que os médicos a olhar para áreas no interior do cérebro que antes eram difíceis de ver. História

MRI , que significa ressonância magnética , foi inventada em 1977 e foi considerado como um grande avanço na tecnologia de imagens médicas. Em 1980, o primeiro scanner comercial foi produzido , e MRI agora é usado cada vez mais como uma ferramenta de diagnóstico em todo o mundo . RM é capaz de produzir imagens extremamente detalhadas das estruturas do cérebro , o que permite uma maior precisão do diagnóstico . Porque ele é mais preciso e consideravelmente mais seguro do que outros tipos de imagens de diagnóstico , tais como PET e CT, ele está sendo usado com mais freqüência para fins de diagnóstico .
Significado

MRI é a ferramenta de escolha quando se trata de diagnosticar distúrbios cerebrais , uma vez que proporciona imagens nítidas e detalhadas a partir de vários ângulos do cérebro e nos tecidos nervosos. Porque não há nenhuma obstrução visual que recobre osso, quase todos os exames de ressonância magnética são usados ​​para diagnosticar doenças neurológicas e doenças da coluna vertebral.

Ressonância magnética é capaz de fornecer imagens claras do tanto o tronco cerebral eo cérebro posterior , que são áreas difíceis de visualizar usando CT ou outros tipos de exames . Ressonância magnética também é de valor inestimável para o processo de diagnóstico de distúrbios , tais como a esclerose múltipla desmielinizante e MRI permitiu médicos para melhor diagnosticar e tratar muitas doenças que antes eram difíceis de detectar.
Função

pacientes submetidos a uma ressonância magnética será informado para mentir sobre uma mesa que desliza para dentro de um tubo dentro do scanner. Não há dor associada com o processo , eo comprimento de digitalização varia de acordo com o qual as áreas do corpo estão sendo examinados. Se for necessário corante de contraste , será injetado em uma veia do braço ou na mão por uma enfermeira ou médico. Raramente , a sedação é necessária. Um técnico irá operar o aparelho de ressonância magnética durante a digitalização e permanecer em uma sala adjacente para observar o procedimento.

Uma vez dentro do tubo, um ímã cria um campo magnético que é aproximadamente 10.000 vezes mais poderoso do que o campo magnético da Terra . Os átomos de hidrogênio no interior do corpo alinhar com este campo magnético e pulsos de ondas de rádio são direcionados para os átomos de hidrogênio alinhados. As diferenças nos sinais de retorno são registrados , proporcionando um contraste entre o tecido maligno e benigno.

Quaisquer imagens notáveis, ou fatias , são salvas em um computador para análise. As fatias de permitir estudo muito preciso do tecido e permitir que os médicos se concentrar em áreas profundas do cérebro que não podem ser vistos usando outros tipos de exames .
Benefícios

exames convencionais, como radiografia e tomografia computadorizada , use potencialmente radiação nociva para gerar imagens. Quando usando ressonância magnética , não existe o risco de exposição a este tipo de radiação . Ressonância magnética também é não-invasivo , e é considerado mais seguro do que a angiografia . Não houve efeitos colaterais documentados de ressonância magnética, o que torna esta opção preferível a outras formas de exploração diagnóstica .
Aviso

exames de ressonância magnética podem ser tomadas através de roupas e ossos , mas os objetos metálicos localizados em qualquer lugar perto do aparelho de ressonância magnética pode causar erros consideráveis ​​nas fatias e imagens reconstruídas . Certas pessoas não podem ser digitalizados usando ressonância magnética, incluindo aqueles com pinos de metal ou varetas, marca-passos cardíacos ou outros dispositivos elétricos , implantes cocleares e mulheres grávidas. O forte campo magnético gerado por ressonância magnética pode ser perigoso nessas pessoas . Além disso, como ressonância magnética utiliza ondas de rádio que são extremamente semelhantes em frequência para aqueles criados por estações de rádio FM padrão , aparelhos de ressonância magnética deve ser mantido dentro de um quarto blindado para evitar interferências.