casa | | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Geral Setor de Saúde |

Comunicação Interpessoal em Enfermagem : Teoria e Prática

Entendimento teoria e prática da comunicação interpessoal é particularmente importante para os enfermeiros em suas interações verbais e não verbais . A escolha das palavras , o grau de intensidade, velocidade da fala , o tom , a expressão facial , atitude e emoção tudo isso afeta a maneira como uma mensagem é recebida e interpretada. Estas características da mensagem entregue também pode afetar o retorno do receptor pode fornecer . As habilidades básicas de comunicação interpessoal para enfermeiros incluem ouvir, questionar , encorajando /reforço, dando informações, responder e reconfortante /tranquilizador.
comunicação interpessoal envolve pistas verbais e não verbais
os elementos básicos da comunicação

Um emissor, receptor , mensagem e canal são os elementos básicos da comunicação . A interpretação da mensagem recebida , depende da natureza e da interacção destes quatro elementos . Remetentes e recebe trazer os seus fundos pessoais para a codificação , decodificação e interpretação das mensagens enviadas e recebidas .
Comunicação Interpessoal

comunicação interpessoal envolve oral, escrita e métodos não-verbais , mas mais comumente refere-se cara-a- cara transações de comunicação que envolvem um pequeno número de participantes nas proximidades. A maioria dos sentidos humanos servem como canais de comunicação para a comunicação verbal e não verbal e não há feedback imediato .

Fatores que Afetam a Comunicação

Psicológica e contextos sociais de emissores e receptores afetar o que eles dizem e como eles reagem ao que é dito . Em uma transação de comunicação interpessoal, enfermeiros trazem suas necessidades, valores , personalidades e desejos para a transação de comunicação. Tente visualizar o conteúdo do assunto do ponto de vista do paciente. Lembre-se que os significados para pessoas diferentes e variam como personalidades, contextos e linguagens variam
mensagens eficazes

Não é o suficiente para querer se comunicar. Para ser eficaz, uma enfermeira pode ter de ser clara, simples , curta e direta. Dar exemplos e demonstrações específicas , e repetir em maneiras diferentes . O receptor deve saber o que é que você quer se comunicar e deve entender por que , quando, como , quem e onde.

Barreiras à Comunicação Eficaz

Tudo o que distorce a mensagem destinada pode ser denominado de ruído que impede o receptor de interpretação da forma pretendida . As barreiras físicas ou psicológicas pode impedir que um paciente de compreender uma enfermeira ou respondendo a um pedido . Tente entender sinais não-verbais , como expressões faciais, movimentos dos olhos, gestos , posturas corporais e reações descontroladas , como pulso e taxa de respiração . Em situações potenciais de conflito, evitar precipitadas , retortas desagradáveis. Empatia com os outros e pensar com cuidado antes de dizer qualquer coisa que poderia levar ao conflito. Ouvir
eficaz

Tente não ser um ouvinte passivo. Concentre-se . Comparecer às palavras , o tom , o nível de intensidade sonora , silêncios, emoção e atitude. Evite interrupções e julgamento. Ocasionalmente repetir ou parafrasear o que foi dito para garantir a compreensão , e incentivar o alto-falante com acenos ou verbais .
Notícias ruins

Considere as questões éticas e morais relevantes. Consulte a política e as diretrizes para a comunicação de informações sensíveis para diferentes situações por escrito da sua instituição . Lembre-se que os pacientes e seus entes queridos são seres humanos . Evite dar más notícias ao telefone.