casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios respiratórios |

Efeitos psicossociais de problemas respiratórios

De acordo com Mark E. Kunik , MD , MPH, do Centro de Houston para a Qualidade do Cuidado e estudos de utilização , mais de 10 por cento da população dos Estados Unidos sofre de algum tipo de distúrbio respiratório crônico. Problemas respiratórios , como asma, DPOC e distúrbios do sono relacionados com a respiração pode ser fisicamente angustiante e perturbador . Para muitos pacientes , as ramificações psicossociais de tais condições médicas acrescentar uma outra dimensão para o problema. Asma

acordo com os Institutos Nacionais de Saúde , as crianças com asma são " ... mais provável que tenha sido tratado por um problema de saúde mental. " Estas crianças também têm problemas, tais como o absentismo escolar , a dor crônica eo isolamento social de não ter um grupo regular de amigos. A Universidade de Chicago e da Asma DPOC Centro cita medo, ansiedade e hipervigilância , culpa, vergonha, raiva e confusão como sentimentos comuns entre os doentes asmáticos de todas as idades . O controle efetivo e consistente de sintomas de asma , juntamente com o apoio social e aconselhamento adequado podem ajudar a aliviar o impacto emocional negativo da asma.
Induzida por Exercício Asma
asma induzida pelo exercício pode causar vítimas perder interação social importante.

asma induzida pelo exercício , em que o esforço físico torna-se um gatilho para asma, aflige 35-40 por cento das pessoas que sofrem de alergias sazonais, como a febre do feno e cerca de 80-90 por cento dos pacientes com asma. Em crianças, esse distúrbio respiratório muitas vezes resulta em uma incapacidade de participar de atividades esportivas, bem como parque infantil e de vizinhança jogos que envolvem corrida e outras formas de esforço físico. Isto pode adicionar a um sentimento de isolamento social em um jovem paciente com asma . Adultos sofrem de asma induzida por exercício não são imunes aos efeitos da condição de isolamento , que incluem uma diminuição da capacidade de desfrutar de ambos os esportes informais e organizados . Alguns pacientes superar asma induzida por exercício , usando uma medicação inalada antes da atividade física .
DPOC

DPOC , ou doença pulmonar obstrutiva crônica, pode causar uma grande quantidade de sofrimento emocional e psicológico. De acordo com Robert W. Griffith , MD , DPOC provoca ansiedade em 50 por cento dos pacientes , a depressão em 42 por cento e desordem de pânico , em 32 por cento . O relativamente pobre prognóstico para pacientes com DPOC pode resultar em um ciclo vicioso, em que um nível de energia baixou causa depressão , o que faz com que os níveis de energia ainda menor , e assim por diante . Alguns pacientes respondem bem aos tratamentos não farmacêuticos , como a terapia de exercícios e terapia cognitivo-comportamental , enquanto outros respondem melhor aos medicamentos antidepressivos .

Distúrbios do Sono
remoção cirúrgica alivia sintomas físicos e emocionais da amígdalas e adenóides aumentadas .

distúrbios do sono relacionados com a respiração, como o ronco excessivo e vários problemas psicológicos e sociais apnéia do sono causa por causa da privação de sono resultante. Muitas vezes visto como um problema de adultos , apnéia obstrutiva do sono realmente afeta 1-3 por cento das crianças nos Estados Unidos . O aumento das tonsilas e adenóides são o culpado mais comum . Sono interrompido pode causar cansaço crônico e irritabilidade , além de uma falta de concentração, o que pode interferir com o trabalho da escola e outras tarefas de aprendizagem. Felizmente , a remoção das amígdalas e adenóides resolve o problema em 85-95 por cento dos casos .