casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Condições Médicas |

Os efeitos secundários de Metotrexato As injecções

O metotrexato é uma droga utilizada para o tratamento de certos cancros , doenças recidiva crónica da pele ( tais como psoriase ) e artrite reumatóide . O modo de acção é por inibição de enzimas envolvidas no metabolismo de um nutriente essencial ( folato ) . Alvos Metotrexato células inflamatórias e células cancerosas , mas pode danificar tecidos normais que têm maiores demandas de folato . Este artigo centra-se nos efeitos do metotrexato sobre o metabolismo do folato , que podem produzir os efeitos colaterais associados com injeções de metotrexato . Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais relatados de metotrexato são úlceras , náuseas e desconforto abdominal. Glóbulos brancos baixos podem resultar em aumento da susceptibilidade a infecções. Outros efeitos colaterais são indicados abaixo pela toxicidade sobre os sistemas de órgãos . Estes efeitos tóxicos e os efeitos secundários são produzidas pela inibição das vias bioquímicas essenciais . O metotrexato é uma anti-metabolito de ácido fólico e inibe uma enzima ( di-hidrofolato redutase ) que metabolizam compostos folato . Por inibição desta enzima , que diminui o tipo e quantidade de folatos disponíveis para as reacções bioquímicas . Estas reacções incluem a síntese de ácidos nucleicos ( por exemplo, ADN e ARN ) , e o processamento celular de proteínas . Síntese de ácido nucleico deprimido inibe a divisão celular , o que perturba a proliferação de várias células cancerosas . Esta actividade não é exclusivamente direccionadas para células de cancro , e os efeitos secundários de metotrexato causar ruptura de outras actividades celulares relacionadas com o folato . A toxicidade geral de metotrexato é uma função de inibição da proliferação celular em células e tecidos com alta rotatividade e interrupção dos sinais de celulares.
Hematológicas

A medula óssea é constantemente a produzir novas células . Essas células são essenciais para o transporte de oxigênio , a função imunológica e cicatrização de feridas. O metotrexato pode inibir a produção de células na medula óssea e causar depressão nos níveis de glóbulos vermelhos ( RBC ) , glóbulos brancos ( WBC ) e à produção de plaquetas . Isso pode levar à baixa RBC (anemia ), baixa contagem de leucócitos ( leucopenia ) e aumento do risco de hematomas e hemorragias devido a plaquetas baixas , que são essenciais na formação de crosta.
Toxicidade hepática

aguda e toxicidade hepática crônica é relatada na maioria das vezes devido a grandes doses ou exposição a longo prazo ao metotrexato . A toxicidade crônica pode ser fatal e deve ser cuidadosamente monitorado. Risco de toxicidade é aumentada pelo uso de álcool , diabetes, obesidade e idade avançada. Danos ao fígado pode resultar devido a reações celulares diminuiu ( ie, metilação ) pelo fígado e proliferação suprimida.
Immune & Pulmonar

metotrexato deve ser utilizado com extrema cautela quando uma infecção ativa está presente. Isto pode causar a imunização seja ineficaz . Infecções oportunistas potencialmente fatais (por exemplo, pneumonias ) também pode ocorrer devido a suprimiu a ativação de células brancas do sangue e produção.
Neurológicas

danos nos nervos ( neurotoxicidade) tem sido relatada em doentes tratados com metotrexato intravenosa . Os efeitos colaterais são relatados como leucoencefalopatia , que é substância branca ( leuko - ) cérebro ( encefalopatia - ) dano ( - pathy ) e presente como certos tipos de convulsões . O cérebro e fluido espinhal têm altos níveis de ácido fólico , que funciona em manter a produção de neurotransmissores e reparação de aminoácidos. Interrupções desses processos estão indicados na produção de apreensão e neurotoxicidade.
Rim ( Renal )

Metotrexato pode induzir a danos nos rins e insuficiência renal. Toxicidade do rim devido ao grande concentração de metotrexato que, naturalmente, é filtrada a partir do sangue . Estas concentrações elevadas pode levar à formação de cristais nos rins , causando danos ou falhas .
Pele

Reações graves e ocasionalmente fatais de pele são relatados com metotrexato. Reações tópicas incluem comichão, alterações na pigmentação , urticária , erupções cutâneas e ulcerações. Reações graves incluem a morte celular dos tecidos e síndrome de Stevens- Johnson. Estas condições podem resultar devido a ruptura do sistema imunológico, levando a infecções , e rompimento de reparação tecidual e replicação de injeção ou locais da ferida.