casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Condições Médicas |

Tipos de contraste usado para tomografia computadorizada versus MRI

Os agentes de contraste são substâncias ou materiais de um tecnólogo de radiologia pode administrar durante um exame médico para ajudar a melhor vista dos tecidos e estruturas em seu corpo. Comumente usado em uma tomografia computadorizada (TC) ou testes de ressonância magnética ( MRI ) , agentes de contraste pode ajudar os médicos a diagnosticar certas condições médicas. Enquanto uma reacção grave a partir de substâncias não são comuns, efeitos colaterais e reações adversas são possíveis. Como Funcionam

materiais Contraste destaque ou contraste certos tecidos ou estruturas do corpo do seu entorno durante um exame médico . Em uma tomografia computadorizada , que usa raios-X e tecnologia de computação para produzir imagens transversais de seu corpo , os agentes de absorver ou bloquear os raios X para que os órgãos são mais visíveis em imagens de CT. Em um teste de ressonância magnética , os agentes de contraste de alterar as propriedades magnéticas de moléculas de água no seu corpo , o que melhora a visibilidade dos tecidos e a qualidade das imagens . Um teste de ressonância magnética utiliza ondas de rádio de alta frequência e de campos magnéticos fortes para produzir fotos nítidas de estruturas em seu corpo.

Tipos e Usos

O tipo de exame médico realizado e parte do corpo examinado determinar que tipo de contraste tecnólogos de radiologia materiais usar. O sulfato de bário e compostos à base de iodo são os materiais de contraste mais comumente usado como parte de uma tomografia computadorizada. O sulfato de bário , disponível na forma de comprimidos ou líquido, ou como um enema , melhora as imagens do tracto gastrointestinal , que inclui o estômago , do cólon e do esófago . Contrastes à base de iodo são líquidos claros os médicos injetam em um vaso sanguíneo para obter uma melhor imagem dos vasos , a sua vesícula biliar , baço, trato urinário e vias biliares.

Uma ressonância magnética, injetados contrastes à base de gadolínio ajudar a fornecer médicos com imagens melhoradas de seu cérebro , órgãos internos, como o coração, rins ou pulmões , artérias, veias e tecidos moles.

Efeitos Colaterais

gerais, materiais de contraste são seguros. No entanto, efeitos colaterais leves podem ocorrer e , em casos graves e raras, uma reação alérgica ou adversa. Um contraste sulfato de bário pode deixá-lo com um sabor desagradável na boca , quando administrado por via oral ou uma sensação de inchaço , quando administrado por via retal. Efeitos secundários adicionais do contraste incluem vómitos, obstipação , náuseas, diarréia e cólicas estomacais . Materiais à base de iodo pode deixar um gosto metálico na boca, causar hematomas no local da injecção, comichão , dor de cabeça , náuseas , rubor , vómitos ou urticária .

Gadolínio agentes de contraste geralmente não têm efeitos colaterais e são menos susceptível de causar uma reação alérgica do que os agentes de iodo ou sulfato de bário . Uma revisão de reações graves de pacientes em dois hospitais ao longo de um período de 10 anos por Martin R. Príncipe e colegas em fevereiro de 2011 edição do " American Journal of Roentgenology , " encontrado pacientes que tiveram uma reação grave a um contraste à base de gadolínio tinha um histórico de reações anteriores ao agente .
Fatores de Risco

Se você tiver uma doença cardíaca , diabetes , doença renal, alergia, asma, são desidratadas , ou uma tem uma história de reação ao contraste de materiais, você pode estar em maior risco de desenvolver uma reacção grave ou alérgica a um material de contraste . Fale com o seu médico sobre quaisquer medicamentos e condições que você tem antes de seu teste.
Aviso

Se você tem doença renal, está grávida ou tomando medicamentos para diabetes , fale com o seu médico sobre os riscos de agentes de contraste. Materiais à base de iodo pode causar insuficiência renal em alguns pacientes, especialmente se estiver a tomar um medicamento diabético conhecido como Glucophage , notas MedlinePlus . Se você tem doença renal grave, os agentes de contraste gadolínio pode aumentar o risco de fibrose sistêmica nefrogênica , uma doença que provoca o espessamento dos órgãos, tecidos e pele.