casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva |

Fígado Anatomia e Funções

Seu fígado é uma parte de suporte de vida do seu sistema digestivo. Ela é necessária para armazenar energia , remover resíduos e toxinas , produzir produtos químicos , apoiar o seu sistema imunológico e metabolizar os alimentos . Seu corpo não pode funcionar sem um fígado funcionando. No entanto, doenças do fígado afetam milhões de pessoas em todo o mundo . Função

O fígado tem inúmeras funções , a maioria dos quais estão relacionados com a digestão, incluindo a produção de substâncias que quebram as gorduras , convertendo amônia em uréia (substância principal da urina) , a conversão de glicose em glicogênio , armazenando minerais e vitaminas , ácidos aminados e fabricação de manutenção de um nível adequado de glicose no sangue. Além disso, o fígado produz 80 por cento do colesterol em seu corpo e regula a coagulação do sangue.

Características

Seu fígado pode armazenar cerca de um litro de sangue. A maior parte do sangue que deixa o intestino delgado eo estômago passa através de seu fígado antes de viajar para o resto do seu corpo. O sangue proveniente de seus pequenos intestinos e estômago contém nutrientes frescos que seu fígado processa e utiliza para as suas inúmeras funções.
Identificação

O fígado é um irregular órgão em forma de cone composto por duas grandes lóbulos que são divididos em lóbulos menores . É marrom-avermelhado escuro e está no quadrante superior direito do abdome , abaixo do diafragma e acima do rim e da vesícula biliar direita.
Tamanho

seres humanos adultos podem diferem em tamanho, e pode ser assim o fígado . O peso médio de um fígado humano normal saudável é de 3 libras. É cerca de 15 a 17,5 centímetros verticalmente e 20 a 22,5 centímetros de diâmetro e é ligeiramente menor nas mulheres do que homens. O lobo direito do fígado é seis vezes maior do que o lobo esquerdo .

Considerações

Seu fígado é vulnerável a danos causados ​​por álcool, trauma , microorganismos e medicamentos , bem como doenças genéticas . O fígado , no entanto, é o único órgão dentro do corpo capaz de regenerar -se plenamente enquanto danificados ou doentes .