casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Saúde Digestiva |

Teste de cálculos biliares

Os cálculos biliares são tipicamente compostas de colesterol ou excesso de bílis do fígado . Eles são a principal causa da maioria dos tipos de doença da vesícula biliar. Pacientes com cálculos biliares geralmente não estão cientes da existência dos cálculos biliares. Um paciente não se tornar sintomático , a menos que as pedras se alojam num ducto biliar , bloqueando o fluxo de bílis do fígado através da vesícula biliar e no intestino delgado . Exame Físico

cálculos biliares causam dor e sensibilidade na parte superior direita do abdômen. Um exame físico inclui o médico aplicar pressão para a área abdominal .

Exames de sangue

exames de sangue específicos podem ser solicitados para detectar sinais de infecção, obstrução , icterícia ou outro complicações causadas por cálculos biliares. Os testes de hemograma , função hepática e pancreatite ajuda o seu médico assistente avaliar os sintomas para determinar a causa exata dos cálculos biliares.
Abdominal Ecografia

Uma abdominal ultra-sons é uma ferramenta de diagnóstico de pelo menos invasiva e mais facilmente disponível para a detecção de cálculos biliares . As ondas sonoras são enviadas através de uma varinha para dentro do corpo , onde as ondas batem de quaisquer objetos duros , voltando imagens dos órgãos internos e quaisquer outros objetos presentes. Este tipo de ensaio é de 95 por cento eficaz a diagnosticar a presença de cálculos na vesícula biliar e pode também ajudar a diagnosticar as condições similares , tais como infecções por inflamação ou tumores da vesícula ou órgãos circundantes . No entanto, se uma pedra passou para um ducto biliar , não vai ser detectado.
Tomografia computadorizada

A ( TC) A tomografia computadorizada é semelhante a um ultra-som , usando a tecnologia de raios- x não-invasivo , em vez de ondas sonoras. Os raios-x saltar fora dos tecidos e ossos para fornecer imagens de secções transversais de órgãos e outros objetos internos. Este tipo de verificação é usado para ajudar a diagnosticar a infecção e ruptura da vesícula biliar ou das vias biliares , câncer no fígado ou pâncreas, e é uma ferramenta eficaz para diagnosticar a gravidade da pancreatite . Não é , porém, tão eficaz como um ultra-som abdominal para diagnosticar corretamente os cálculos biliares .
Hepatobiliary digitalização

A hepatobiliar ( HIDA ) varredura é um teste mais invasivo, em que traçador corante radioativo é injetado em uma veia, viaja para o fígado e é excretada na bile , que é armazenada na vesícula biliar . Uma câmera especial tira fotos que fornecem informações sobre a presença de cálculos biliares , bem como a funcionalidade geral da vesícula biliar e outros problemas, como dutos obstruídos .
Retrógrada Endoscópica Cholangiopancreatogram

endoscópica cholangiopancreatogram retrógrada endoscópica (CPRE ) é usado se o seu prestador de cuidados de saúde suspeite da presença de um cálculo biliar em um dos ductos biliares . Neste procedimento, um instrumento flexível chamado endoscópio é inserido através da boca e da garganta, pelo esôfago e no estômago , duodeno, e sistema biliar para exame dos canais biliares ligados ao seu fígado, vesícula biliar e pâncreas. Se uma pedra está obstruindo uma das condutas durante o procedimento , ele pode ser removido com os instrumentos são inseridos através do endoscópio .