casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes |

Efeitos colaterais da metformina ER 500

A metformina ea versão de liberação prolongada , a metformina ER , são os medicamentos genéricos vendidos sob marcas como Glucophage e Fortamet . A metformina é prescrito para tratar diabetes tipo 2 em pessoas com 10 anos ou mais. A droga aumenta a sensibilidade do organismo à insulina e diminui a quantidade de açúcar produzida pelo fígado . Muitos dos efeitos secundários é possível com o uso de metformina . Tipos

metformina está disponível em comprimidos de várias doses . Para ambos os jovens e adultos , a dose inicial é geralmente 500mg duas vezes ao dia de a versão normal ou uma vez por dia da versão ER , e os adultos também têm a opção de iniciar com a versão ER em 750mg uma vez ao dia . A dose é aumentada gradualmente , se necessário . Algumas pessoas têm menos efeitos colaterais com a versão de liberação prolongada .
Efeitos colaterais comuns

Os efeitos colaterais mais comuns associados com metformina são a perda de apetite, gosto metálico , náuseas, vômitos, azia , indigestão, gases intestinais , inchaço e diarréia. Cerca de um em cada três pacientes com estes sintomas , e cerca de um , de 20 de descontinuar o uso de metformina , por estas razões , de acordo com o site da MedicineNet . Estes efeitos secundários podem ser diminuídos ou eliminados pela redução da dose , ou usando ER metformina em vez da versão normal . A maioria das pessoas a ajustar o medicamento de forma rápida e os efeitos secundários desaparecerem . Os idosos tendem a ser mais sensíveis aos efeitos da metformina .
Aviso

sintomas gastrointestinais que começam depois de vários dias ou semanas, ou que ocorrem no início, em seguida, desaparecer e reaparecer mais tarde , podem ser sinais de uma doença grave chamada acidose láctica. Cerca de um em cada 30.000 usuários de metformina desenvolve acidose láctica , que pode ser fatal. Os sintomas são batimentos cardíacos anormais , calafrios, dificuldade para respirar , sonolência, fadiga , indigestão, tontura , dores musculares e fraqueza.

Fatores de Risco

Algumas pessoas são mais em risco de acidose láctica, incluindo as pessoas com fígado reduzido ou função renal , insuficiência cardíaca congestiva , má circulação e outras doenças graves. As pessoas que estão desidratados ou que bebem muito álcool também são mais suscetíveis . Os idosos , especialmente aqueles com mais de 80 anos, estão mais em risco de induzida pela metformina acidose láctica também.
Hipoglicemia

Metformina ER 500 e outras dosagens do medicamento pode causar baixa de açúcar no sangue . Pessoas com diabetes tipo 2 geralmente já estão familiarizados com os sintomas de hipoglicemia, que incluem calafrios , tonturas, sonolência , dor de cabeça , tonturas , fome intensa ou perda de apetite, suor , taquicardia, agitação ou tremores e fraqueza. Consumir carboidratos doces, como frutas, suco de frutas, ou doce pode aliviar este problema. Pessoas que sofrem de hipoglicemia deve parar de tomar metformina e consultar com seu médico .

Interações Medicamentosas

interações com vários medicamentos e ervas são possíveis com metformina ER 500 e outras dosagens . Estes incluem medicamentos para pressão arterial , cimetidina, clomifeno , corticosteróides, descongestionantes , diuréticos, feno-grego , ginseng , insulina e outros medicamentos para diabetes , contraceptivos orais e estrógenos e outros. Além disso, pessoas que pretendem ter um raio- X ou outro procedimento de digitalização exige um agente de contraste à base de iodo deve parar de tomar metformina antes do tempo, porque o agente de contraste pode reagir com metformina. O médico irá aconselhar quanto tempo para interromper o uso de metformina.