casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | diabetes |

Efeitos colaterais de Glibenclamida

A Organização Mundial de Saúde relata que 162 milhões de pessoas sofrem de wordlwide diabetes tipo 2 , uma doença em que as células se tornam imunes à insulina , fazendo com que os níveis elevados de açúcar no sangue . Se não for tratada , a diabetes tipo 2 pode causar um número de complicações , incluindo danos no coração , cegueira e problemas circulatórios . Felizmente, uma série de tratamentos disponíveis para ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue , incluindo um tipo de medicamento de prescrição conhecida como sulfonilureia . A sulfonilureia comumente prescritos em países como o Reino Unido ea Nova Zelândia é glibenclamida. Apesar de sua eficácia , glibenclamida não é para todos , uma vez que apresenta vários riscos para os efeitos colaterais e complicações em alguns pacientes. Hipoglicemia

Um dos efeitos colaterais mais comuns da glibenclamida é baixa de açúcar no sangue ou hipoglicemia. Devido a isso, o seu médico irá recomendar que você verificar os seus níveis de açúcar no sangue com freqüência usando um dispositivo conhecido como glycometer . A fim de evitar possíveis complicações, como perda de consciência, você também deve estar ciente dos sintomas de hipoglicemia . Estes incluem sonolência, confusão , incapacidade de realizar tarefas de rotina e mudanças visuais, como visão dupla ou turva. O seu médico irá aconselhá-lo sobre a melhor forma de tratar e evitar casos de hipoglicemia , tendo glibenclamida.
Outros efeitos colaterais

Glibenclamida tem o potencial de causar uma série de outros efeitos secundários indesejados , mas não perigosas . Um dos efeitos mais comumente experientes é o ganho de peso, o que pode ser atenuado através de dieta e exercício. efeitos colaterais gastrointestinais de glibenclamida incluem constipação, diarréia , náuseas, vômitos , dor abdominal e perda de apetite. Alguns pacientes também experimentar visão turva quando começam a tomar a medicação , mas isso desaparece com a aclimatação à droga. Outros relatam efeitos colaterais neurológicos, tais como tonturas, dores de cabeça, sonolência e alterações no paladar . Também é possível desenvolver erupções cutâneas alérgicas ou sensibilidade ao sol enquanto estiver a tomar glibenclamida.
Interações Medicamentosas

Existem alguns medicamentos que produzem efeitos colaterais indesejados , quando utilizado em conjunto com glibenclamida . Drogas como inibidores da ECA , antidepressivos IMAO , antibióticos como a ciprofloxacina , o uso frequente da aspirina e antifúngicos como fluconazol aumenta o risco de desenvolver hipoglicemia enquanto tomar glibenclamida. Alguns medicamentos como corticosteróides, lítio , antipsicóticos e diuréticos, têm o potencial de aumentar os seus níveis de açúcar no sangue. Isso muitas vezes requer um aumento na dosagem glibenclamida que por sua vez aumenta o risco de desenvolver efeitos colaterais da droga . Quando combinado com diluentes de sangue como varfarina, glibenclamida aumenta o seu risco de sofrer hemorragia incontrolável durante a cirurgia ou após uma lesão .
Riscos

Além de efeitos colaterais menores ea risco de interacções , a glibenclamida tem o potencial para causar complicações clínicas graves . Em alguns pacientes , a droga atrapalha o funcionamento normal do fígado , levando a uma coloração amarelada da pele , conhecida como icterícia ou inflamação de seu fígado , conhecida como hepatite. Glibenclamida também afeta raramente a composição do sangue , resultando em anemia ou thromboctyopenia . Essas condições causam fadiga e falta de ar e sangramento fácil ou incontrolável , respectivamente. Alguns pacientes também experimentam poliúria ou aumento da produção de urina , tendo glibenclamida.
Considerações

Glibenclamida pode causar baixo peso ao nascer e, normalmente, é evitado durante a gravidez. Além disso, a glibenclamida geralmente não é uma opção de tratamento para as mães que amamentam e pessoas com idade superior a 65 anos. Se você tem um histórico de doença renal ou hepática , doenças do sangue ou distúrbios das glândulas supra-renais , o seu médico provavelmente não irá prescrever glibenclamida para você devido a possíveis efeitos colaterais da droga . Beber álcool enquanto toma glibenclamida aumenta o risco de desenvolver hipoglicemia e devem ser evitados.