casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue |

Quais são os efeitos colaterais de Transplante de Células-Tronco

? As células-tronco têm a capacidade de se dividir de forma persistente e se transformar em qualquer tipo de célula no corpo. Um transplante de células estaminais é um processo complexo em que as células estaminais saudáveis ​​são substituídos por células estaminais danificados . Origem

As quatro fontes principais de células-tronco utilizadas para transplantes são medula óssea, sangue periférico, o sangue do cordão umbilical e embriões .

Tipos

os três tipos de transplantes de células -tronco autólogas são ( em que as células -tronco saudáveis ​​são recuperados do paciente e dado de volta para ela) , alogênico ( em que as células-tronco são doados por um indivíduo não -relacionados ou membro da família imediata ) e singênico ( em que as células-tronco são retiradas de gêmeo idêntico do indivíduo) .
os fatos

Existem proteínas especiais na superfície de todas as células do corpo chamado HLA ( antígenos leucocitários humanos ) . Quanto mais esses antígenos correspondem às das células -tronco do doador e receptor , maior será a taxa de sucesso.
Significado

A contagem de células brancas do sangue é geralmente baixa após o tratamento, e há um maior risco de um paciente desenvolver uma infecção . Os antibióticos podem ser administrados por duas a três semanas até que a contagem de células brancas do sangue volta ao normal .

Considerações

Outros efeitos secundários incluem anemia , perda de apetite , trombocitopenia ( sangramento) , doença veno-oclusiva (VOD ) , falência do enxerto , a síndrome de pneumonia intersticial ( IPS) e do enxerto versus hospedeiro (GVHD ) . Outros efeitos a longo prazo podem incluir catarata , infertilidade e novos cancros .