casa | | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de próstata |

Os efeitos colaterais tardios da próstata Tratamento do Câncer de radiação

A radioterapia é uma das opções de tratamento mais comuns para pacientes que sofrem de câncer de próstata. Dadas as condições óptimas , incluindo pessoal médico especializado e , modernos equipamentos de alta tecnologia , a terapia de radiação efetiva pode oferecer uma cura para tumores localizados . Tal como acontece com todos os tratamentos , no entanto , é prudente considerar não apenas os sintomas imediatos , ou agudas , da terapia , mas os efeitos colaterais tardios também. Efeitos colaterais urinários

Após a cirurgia, a incontinência urinária é geralmente um efeito colateral de curta duração ; não é assim com radiação. Os sintomas de perda urinária e frequência começar mais tarde com a radiação, até dois anos após o tratamento foi concluído, e os problemas podem piorar com o tempo. Depois de um típico curso de nove semanas de radioterapia , a uretra pode sofrer danos , que já não fornece uma barreira eficaz à urina .

Intestinais Efeitos Colaterais

da parede retal é extremamente mais suscetíveis a danos causados ​​por terapia de radiação do que a glândula da próstata. Sintomas intestinais , tais como fezes freqüentes e soltas, ocorrerá quando a parede retal recebe uma quantidade significativa de lesão. Segundo o Dr. Peter T. Scardino , presidente do Departamento de Urologia no Memorial Sloan - Kettering Cancer Center , embora apenas 6 por cento para 8 por cento dos pacientes irão desenvolver inflamação do reto nas fases iniciais da terapia de radiação , 35 por cento dos homens queixam-se de problemas intestinais por ano após o tratamento. Dois anos após o tratamento , diarréia, urgência retal e sangramento pode continuar a ser um problema.
Sangramento

Porque a radiação pode causar úlceras no revestimento do uretra , os efeitos secundários tardios do tratamento incluem sangramento e dor . Apesar de apenas 1 por cento a 3 por cento dos pacientes que sofrem hemorragias graves requerem transfusões ou remoção da bexiga , os vasos sanguíneos podem tornar-se anormal e da bexiga pode receber uma grande quantidade de ferimentos acidentais .
Disfunção Eréctil

Quarenta por cento a 50 por cento de uma dose de radiação é absorvida pelo pénis . Porque é impossível para evitar ferir os nervos de ereção quando irradiação da próstata , ao contrário da cirurgia de próstata , o efeito da radiação sobre as ereções não podem tornar-se pronunciado até anos após o tratamento . A radioterapia provoca uma perda gradual das ereções por lesão dos nervos de ereção e vasos sanguíneos que fornecem a circulação para o pênis. Dosagem , tipo de radiação , estágio do câncer e perícia médica afetar a severidade da disfunção erétil , que não pode se tornar um problema real até um ano após o tratamento , atingindo 30 por cento a 50 por cento dos pacientes. Além disso , a radiação se transforma células de esperma , por isso seria altamente improvável que um homem pode gerar um filho de pós- terapia .

Perda de cabelo

Muitos homens sofrem uma perda permanente de pêlos pubianos se que a área recebeu uma dose total de radiação.