casa | | Informação em Saúde >  | câncer | quimioterapia |

Efeitos tardios neurocognitivos de quimioterapia

Para muitas crianças com câncer , a quimioterapia pode ser um verdadeiro salva-vidas , ou , pelo menos pode prolongar a vida de uma criança. No entanto , a quimioterapia não vem sem custos . Uma delas é a efeitos tardios - efeitos colaterais adversos da quimioterapia que surgem após o tratamento, ou não desaparecem após o tratamento. Alguns desses efeitos colaterais adversos tardios afectar o sistema neurocognitiva . Tipos de câncer em que neurocognitivos efeitos tardios são comumente vistos

neurocognitivos efeitos tardios da quimioterapia são vistos com mais freqüência em dois tipos de câncer infantil : Leucemia Linfóide Aguda (ou todos) e tumores cerebrais na infância , como meduloblastoma .
por neurocognitivos efeitos tardios são observados nestes cânceres

doses mais altas de radiação são utilizados na quimioterapia para tratar estes dois tipos de câncer , possivelmente representando a maior incidência de efeitos tardios neurocognitivos encontrados nestes tipos de câncer.
leucoencefalopatia

Um dos efeitos tardios neurocognitivos encontrados em Leucemia Linfóide Aguda ( LLA) é leucoencefalopatia , ou substância branca anormal no cérebro . Os sintomas desta incluem letargia , convulsões, fala arrastada , ataxia e perda de memória.
Mineralizante Microangiopatia

mineralizante microangiopatia é outro efeito colateral tarde neurocognitivo visto após o tratamento da ALL . Trata-se de calcificação dentro de gânglios da base e substância branca , evidente em ressonância magnética e tomografia computadorizada . Os sintomas incluem problemas com as habilidades motoras , memória, atenção e concentração.

Deficiências visto em sobreviventes de tumores cerebrais

Muitas crianças tratadas para tumores cerebrais, como meduloblastoma emergir com problemas com QI verbal , problemas com a memória espacial e habilidades motoras déficits. Dependendo do local do tumor , os déficits variar.