casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Dieta Paleontológica

A dieta paleontológica, mais comumente referida como a dieta paleo, é modelada após a era paleolítica, quando nossos ancestrais usaram a caça e a coleta como um único meio para obter nutrição. A teoria básica por trás da dieta paleo é que, se seus antepassados ​​não a comiam, você também não deveria.

Alimentos para evitar

A dieta paleo evita grãos, como trigo, cevada, aveia, centeio , milho, painço e arroz, e quaisquer alimentos feitos com esses grãos. Produtos lácteos, como manteiga, leite, queijo, iogurte e sorvete também são excluídos da dieta. Você não pode consumir vegetais ricos em amido, como batatas brancas, batata-doce, tubérculos e raízes. Carnes gordurosas, doces, sucos de frutas, alimentos processados ​​e alimentos que contenham excesso de sal, como bacon, carnes frias e condimentos comerciais, também não são permitidos na dieta paleo.

Alimentos para comer

a dieta paleo é composta de legumes, frutas e várias carnes magras, como frango, peru, carne magra, lombo de porco e qualquer peixe. Você pode consumir ovos na dieta paleo, mas a ingestão deve ser limitada a 6 por semana. Ao comprar ovos, você deve optar pelas variedades que são enriquecidas com ácidos graxos ômega-3. Nozes e sementes também são permitidas enquanto seguem a dieta paleo.

Considerações

Embora seus antepassados ​​paleolíticos não tenham acesso a refrigerantes diet, café, chá e bebidas alcoólicas, essas bebidas são permitidas com moderação enquanto seguem o padrão. dieta Paleo. Você também pode consumir alguns óleos, como azeitona, linhaça, noz, abacate e canola. No entanto, a ingestão deve ser limitada a menos de 4 colheres de sopa. por dia, especialmente se a perda de peso for o seu objetivo.

Críticas

Enquanto muitas pessoas defendem a dieta paleo, alguns profissionais de saúde evitam isso. Cada grupo de alimentos oferece diferentes tipos de nutrientes, evitando assim um grupo de alimentos inteiro elimina importantes vitaminas e minerais. Às vezes não é a comida em si, mas a variedade escolhida faz a diferença. Por exemplo, muitas pessoas escolhem grãos refinados, como massas brancas, arroz branco e pães brancos, que faltam em muitos nutrientes importantes. Substituir estes grãos por opções mais saudáveis, como massa de trigo integral, arroz integral e pães integrais, aumenta o valor nutricional de sua dieta. Além disso, os grãos são destinados a complementar uma refeição, não fornecer a base dela. Em vez de encher o prato com massa e molho, atenha-se ao tamanho de meia xícara de massa e encha metade do prato com vegetais ricos em nutrientes. A remoção de produtos lácteos, que contêm cálcio e vitamina D, e alimentos ricos em fibras, como o feijão, também é considerada prejudicial à sua saúde, em vez de benéfica.