casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Fadiga e corrida

Se as suas corridas foram extenuantes para exaustivas, pode ser um sinal de que você está exagerando. Corredores recreativos e profissionais podem cair na armadilha do overtraining, que ocorre quando você realiza um intenso ou alto volume de exercício sem permitir um período de recuperação adequado. Fadiga pode acontecer, o que pode impedir sua capacidade de execução ou ameaçar sua saúde. Compreender as causas e os sinais de alerta do excesso de treinamento podem ajudar a prevenir a fadiga antes que você corra.

Síndrome de Overtraining

Entre a liberação de endorfina e o alívio do estresse que você pode ganhar com exercícios aeróbicos, não é de surpreender que tem dificuldade em tirar folgas. Infelizmente, uma abordagem excessivamente entusiasta pode sair pela culatra e causar síndrome do excesso de treinamento, o que geralmente leva à fadiga. Muitos corredores experimentam fadiga comum após uma sessão de treinamento difícil, que geralmente pode ser revertida dentro de 24 a 72 horas. A síndrome do excesso de treinamento é um problema de fadiga mais sério. A síndrome pode resultar de um treinamento prolongado de resistência, falta de nutrição adequada, falta de descanso ou aumento súbito no volume ou intensidade do exercício.

O sentimento de pernas pesadas

A síndrome de overtraining pode levar a glândula pituitária hiperativa e níveis elevados de cortisol, que podem prejudicar a recuperação e o crescimento muscular, de acordo com o Departamento de Ciências do Exercício da Universidade do Novo México. Quando os músculos não podem se reparar adequadamente, a fadiga se instala; esta é frequentemente a causa do sentimento pesado de perna que os corredores temem. Além disso, os níveis de glicogênio, que é uma das reservas de energia do corpo, tendem a se esgotar em corredores que overtrain e não reabastecer e reidratar. Movimentos lentos, humor irritável, velocidade de corrida reduzida, perda de sono e diminuição do apetite são sintomas comuns que você tem acumulado em muitas milhas. Recorrentes resfriados, doenças e ferimentos também são sinais de que você precisa fazer uma pausa.

Descansar e relaxar

Não há nenhum truque específico para se recuperar do cansaço excessivo causado pela corrida do que para descansar. Parece simples, mas corredores profissionais, por exemplo, podem relutar em tirar folga por medo de que a falta de treinamento interfira na preparação da corrida. A realidade é que correr em pernas fortes e saudáveis provavelmente proporcionará melhores resultados do que aqueles que estão fatigados. Uma agenda lotada pode afetar os esforços de recuperação do corredor recreativo; dias lotados ou estar sempre em movimento podem interferir nas rotinas de alimentação, relaxamento e sono saudáveis. Mas o descanso e a recuperação adequados após uma corrida podem aumentar sua energia ao longo da semana.

Medidas Preventivas

Com um pouco de consciência e precaução, você pode evitar a síndrome do excesso de treinamento. Um dos passos mais importantes é deixar tempo na sua agenda para o descanso adequado; durma oito a nove horas por noite e tire um cochilo depois de corridas longas, se puder. Nutrição também é imperativa para reparar músculos estressados; reabastecer e hidratar dentro de uma hora após a sua sessão de treinamento. Consumir uma refeição ou lanche que contém proteína magra, grãos integrais, frutas e legumes frescos. Beba pelo menos oito copos de água por dia. Tome pelo menos dois dias de descanso não consecutivos por semana em que você não se exercita. Misture sessões de treino cruzado, como nadar ou andar de bicicleta, para dar aos seus músculos uma pausa dos movimentos repetitivos de correr.

, , ] ]