casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Os ovos em ebulição reduzem o colesterol?

Os ovos têm uma má reputação entre os nutricionistas e os consumidores saudáveis ​​para o coração, embora muitas dessas descobertas estejam sendo reavaliadas. O colesterol nos ovos é alto, mas de acordo com o cardiologista Thomas Behrenbeck, da Mayoclinic.com, a quantidade de colesterol dos ovos e outros alimentos que realmente afetam os níveis de colesterol no sangue é diferente para todos. Como o cozimento de vegetais é conhecido por ter um efeito sobre os nutrientes que eles contêm, é razoável imaginar que efeito, se algum, os ovos ferventes têm em seu conteúdo de colesterol.

Ovo Fatos

O ovo médio de galinha contém aproximadamente 71 calorias e 210 mg de colesterol. Segundo o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, a proteína presente nas claras é o “padrão ouro”, o que significa que todas as outras fontes de proteína são avaliadas em comparação com as claras de ovos. As gemas de ovos também contêm altos níveis de luteína e zeaxantina. Esses dois carotenóides têm um efeito antioxident nos olhos e ajudam a protegê-los, filtrando os comprimentos de onda da luz azul de alta energia. A American Optometric Association afirma que existem 600 carotenóides encontrados na natureza, mas a luteína e a zeaxantina são os únicos que são depositados na retina. A presença deles nos olhos ajuda a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que pode levar à cegueira.

Fatos sobre colesterol A Associação Americana do Coração recomenda que as pessoas com níveis saudáveis ​​de colesterol LDL não consumam mais do que 300 mg de colesterol por dia, enquanto aqueles com níveis problemáticos de LDL devem ficar abaixo de 200 mg de colesterol. Como um ovo inteiro contém cerca de 210 mg de colesterol, limitar o consumo é uma boa idéia para pessoas com colesterol alto. O colesterol do ovo está localizado na gema. Pesquisas preliminares sugerem que há uma substância na clara de ovo que ajuda o corpo a processar esse colesterol, mas se você estiver preocupado, é melhor evitar as gemas.

Expert Insight

De acordo com a pesquisadora J. Constant in "The Keio Journal of Medicine", ovos ferventes oxida o colesterol neles, intensificando seu efeito no colesterol do sangue em suas artérias. O artigo recomenda que os ovos sejam consumidos em um estado mais líquido e mole, por segurança, embora as preocupações com a salmonela possam contradizer este conselho. No entanto, nenhum outro estudo confirmou essa teoria, portanto, mais pesquisas são necessárias.

Benefícios

Ovos ferventes, especialmente cozidos, tornam muito fácil separar a gema e descartá-la. As claras de ovo são embaladas com proteína, não contêm colesterol e podem ser usadas de várias maneiras, inclusive ralando-as para polvilhar saladas ou cortá-las para adicionar aos sanduíches. Se você ferve um ovo, você também pode dividir a gema pela metade e cortar a quantidade de colesterol na salada sem sacrificar o sabor. A maior concentração de luteína e zeaxantina estão nas gemas, mas os vegetais de folhas verdes são uma fonte ainda melhor desses carotenóides, e eles não têm colesterol.

Conclusão

Ferver um ovo não diminui o colesterol níveis do próprio óvulo e podem realmente aumentar a ameaça de artérias entupidas, embora sejam necessários mais estudos para confirmar essa teoria. Muitos métodos populares de preparar ovos - fritá-los na manteiga, misturá-los com creme ou adicionar queijo para fazer omeletes - adicionam colesterol. Mas, não há evidências suficientes para concluir que simplesmente ferver os ovos diminui ou eleva os níveis de colesterol que eles contêm quando crus.