casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Um plano de dieta antiinflamatória

A inflamação sistêmica, uma resposta do corpo a uma lesão ou estresse, pode causar depósitos de gordura no revestimento interno de suas artérias, de acordo com a American Heart Association, AHA, que pode levar a um derrame ou ataque cardíaco. A AHA relaciona hipertensão, tabagismo e hiperglicemia, ou níveis anormalmente altos de glicose no sangue, como principais fatores de risco para inflamação sistêmica. A nutricionista Monica Reinagel, autora do "Plano de Dieta Livre de Inflamação", afirma que a precaução mais importante que você pode tomar para reverter a inflamação sistêmica é comer uma dieta composta principalmente por alimentos pouco inflamatórios.

Alguns alimentos, como batatas fritas, macarrão, queijo e pão, provocam uma reação inflamatória excessiva em seu corpo, de acordo com Reinagel, uma nutricionista certificada. Outros alimentos, como salmão do Atlântico selvagem, espinafre cru, azeite e cenoura crua, combatem a inflamação corporal. Embora a inflamação seja uma parte saudável e necessária de seu sistema de resposta auto-imune, se você ingerir uma grande quantidade de alimentos que provocam inflamação, você permanecerá acima do peso e acometido de doenças crônicas, diz Reinagel. Portanto, você deve ingerir uma abundância de alimentos que combatam a inflamação para eliminar quilos indesejados e reduzir o risco de desenvolver doenças potencialmente fatais, de acordo com o "Plano de Dieta Livre de Inflamação".

Metodologia do Plano

Você começa a dieta respondendo a uma série de perguntas que a Reinagel propõe para ajudá-lo a determinar qual dos três planos - redução de calorias, terapêutico ou prevenção /manutenção - você precisa atingir suas metas de perda de peso e bem-estar. Com base em suas respostas, você usa o sistema de classificação IF de Reinagel, ou fator de inflamação, para elaborar uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios e pobre em alimentos inflamatórios. Você também toma suplementos de multivitaminas, peixes e cálcio enquanto estiver no programa.

Todos os três planos de "Dieta Livre de Inflamação" incluem alimentos de todos os grupos de alimentos e fornecem níveis razoáveis ​​de ingestão calórica diária, escreve Lona Sandon, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. Todos os três planos são deficientes em vitamina D e cálcio, diz Sandon. Além disso, Sandon afirma que o sistema de classificação IF da Reinagel é extremamente difícil de dominar. Portanto, seguir as "Diretrizes Dietéticas para os Americanos" do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) pode ser uma maneira mais simples e mais vantajosa de você comer corretamente, diz Sandon. Ela acrescenta que o sistema de classificação de IF não foi cientificamente testado.

Verifique com o médico

Fale com seu médico sobre os prós e contras da "Dieta Livre de Inflamação" antes de iniciar o programa. Seu médico pode sugerir que você siga outro plano de dieta que melhor suporte sua condição médica individual e metas de perda de peso.