casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Razões para um sentido de cheiro e paladar intensificados

Dos cinco sentidos, gosto e cheiro estão intimamente relacionados. Para perceber um cheiro, as moléculas flutuam no nariz e se ligam a minúsculos pêlos chamados cílios, desencadeando neurônios que captam o odor. As papilas gustativas na língua têm células gustativas que detectam sabores primários. Ocasionalmente, as pessoas experimentam sentidos intensos de gosto ou cheiro, tornando-os mais sensíveis aos sabores e odores. Existem muitas razões pelas quais uma pessoa pode experimentar esses sentidos elevados.

Gravidez

Durante a gravidez, níveis elevados de estrogênio e progesterona são responsáveis ​​por muitas mudanças no corpo. As mulheres podem sentir tanto o olfato quanto o paladar. Aumento do paladar durante a gravidez é conhecido como disguesia. Disychia difere dos desejos ou aversões que as mulheres podem experimentar. Esse senso aguçado de paladar vem de mudanças na estrutura das gemas gustativas que fazem com que as mulheres experimentem os sabores de maneira diferente, fazendo com que certos sabores, como sabores amargos, sejam muito mais agudos.

A disguesia pode ser causada pelo olfato aguçado. as mulheres também experimentam durante a gravidez. Níveis mais altos de estrogênio podem fazer com que até mesmo os menores cheiros pareçam esmagadores. O olfato aguçado é sentido por todas as mulheres durante a gravidez e pode ser o principal contribuinte para o enjôo matinal. (Veja referência 3)

Índice de Massa Corporal

Índice de massa corporal pode ser um contribuinte para o olfato aumentado. As pessoas com um índice de massa corporal maior têm um olfato muito maior em comparação com aquelas com um IMC na faixa normal. Este cheiro elevado pode ser a razão pela qual as pessoas continuam a comer mesmo depois de estarem cheias, levando à obesidade. A obesidade também pode estar ligada a um aumento do paladar, pois alimentos ricos em açúcar e gordura embalam sabores fortes. Este desejo por junk food saborosos é devido à disfunção de receptores opióides no cérebro que impulsionam a palatabilidade dos alimentos.

Stress

O estresse prolongado pode contribuir para o aumento do olfato. Sentido de cheiro pode se tornar mais agudo após um acidente, lesão ou operação. Isso é desencadeado por nossos instintos de sobrevivência mais inatos. Quando estamos sujeitos a um estresse prolongado, nossas glândulas supra-renais entram em ação. Esse estresse e fadiga podem causar aumento da sensibilidade a odores, perfumes e até feromônios ofensivos. Quando o estresse diminui e as glândulas supra-renais têm tempo de cicatrizar, o olfato pode voltar ao normal.

Distúrbios do paladar

Embora os distúrbios do paladar estejam tipicamente associados à perda do paladar, um distúrbio gustativo que aumenta sua O sentido do paladar é um problema que afeta 25% da população dos EUA. Essas pessoas são conhecidas como superprovadores. Afetando as mulheres mais do que os homens, os super-experimentadores experimentam gostos tão fortes que alimentos como café, álcool, tomates, sobremesas, queijo parmesão, verduras e certos condimentos não são palatáveis. Supertasters detectam sabores picantes, salgados e amargos que os outros não conseguem detectar nos alimentos. Isto é devido a uma maior densidade de papilas gustativas. Supertestadores têm de 10 a 100 paladar a mais do que uma pessoa normal.