casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

DHEA, Infertilidade e Atrasos do Ciclo Menstrual

DHEA é 5-Dehidroepiandrosterona, um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais. Verificou-se ser eficaz para vários usos, mas vem com uma série de efeitos colaterais que ocorrem devido a níveis hormonais alterados. Pesquisadores descobriram que um efeito colateral, em particular, pode ser um efeito positivo sobre a infertilidade. O seu corpo faz o DHEA naturalmente como o ingrediente básico dos hormônios sexuais estrogênio e andrógeno. Seus níveis naturais de DHEA atingem o pico por volta dos 30 anos e, em seguida, diminuem constantemente com a idade. Este declínio coincide com muitas condições relacionadas à idade, como osteoporose, disfunção sexual, síndrome metabólica e degeneração muscular, levando os pesquisadores a acreditar que o hormônio pode desempenhar um papel nestas condições. Pessoas mais jovens com certas condições, como esquizofrenia, doença renal, depressão e síndrome de fadiga crônica também foram encontrados para ter baixos níveis naturais de DHEA, levando os pesquisadores a acreditar que aumentar esses níveis de volta ao normal pode melhorar essas condições. O DHEA é mais comumente usado para ajudar a perder gordura e construir músculos, alterando os níveis hormonais naturais e, possivelmente, alterando o metabolismo. Este uso é tão difundido e anedótico que o DHEA é banido pela National Collegiate Athletic Association. O problema surge quando o usuário confia no DHEA por muito tempo - quanto mais tempo você usar o suplemento, mais suscetível estará aos efeitos colaterais. As mulheres podem experimentar o crescimento de pelos faciais, o aprofundamento da voz e o ganho de gordura da barriga, e os homens podem começar a produzir tecido mamário. É por isso que é muito importante coordenar seu uso de DHEA com seu médico, para que ele possa determinar a quantidade de dosagem e a duração do ciclo adequada para você.

Menstruação Alterada

O DHEA não é apenas um hormônio, mas o precursor dos hormônios sexuais, por isso não é surpresa que possa alterar seu ciclo menstrual. Seus hormônios sexuais são responsáveis ​​por tudo o que faz você ser mulher, e um processo tão importante e complicado quanto preparar o útero para carregar uma criança depende muito desses produtos químicos. Quando o equilíbrio dos níveis de hormônios sexuais é alterado, isso pode afetar a frequência e a regularidade de seus períodos, e pode causar cãibras e fluxo pior.

Infertilidade

Em uma reviravolta incomum, foram os pacientes que informou aos médicos que o uso de DHEA tinha o efeito colateral positivo de tornar os tratamentos de infertilidade bem-sucedidos. Os pesquisadores usaram essa evidência para lançar estudos sobre a eficácia e viabilidade da prática, e ficaram agradavelmente surpresos - um estudo conduzido pelo professor Adrian Schulman da Universidade de Tel Aviv descobriu que as mulheres que tomavam DHEA durante o tratamento de infertilidade tinham maior probabilidade de engravidar do que aqueles em tratamento de infertilidade apenas. A diferença foi enorme - 23% das mulheres que tomaram DHEA produziram nascidos vivos, em oposição a 6% das mulheres que não o fizeram. Claro, não há pesquisas suficientes para tornar a suplementação de DHEA um complemento comum ao tratamento de infertilidade, mas estudos estão em andamento. Se você está tentando engravidar, vale a pena consultar seu médico.